Troféus Jabuti | © Divulgação
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta quinta (18) os cinco finalistas de cada uma das 29 categorias da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá em 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, onde serão revelados os vencedores das categorias distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. As editoras Blucher (13) e Dialética (12) lideram a lista de editoras entre os finalistas. Cinco autores independentes também passaram para a seleção final.
“Estamos muito animados com a proximidade da grande festa de laureação. O Prêmio Jabuti Acadêmico é um reconhecimento, uma forma de valorizar ainda mais, obras das áreas científicas, técnicas e profissionais. Cada etapa, cada novo anúncio de semifinalistas e finalistas, mostra a qualidade da produção acadêmica e científica brasileira”, comemora a presidente da CBL, Sevani Matos.
O Prêmio foi criado em 2024 e é dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, visando valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. Os autores premiados em cada uma das categorias receberão uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil.
PROFESSOR DR. idelmar
O Prof. Dr. Idelmar Gomes Cavalcante Júnior, docente do curso de História da UESPI do campus de Parnaíba, é finalista na categoria Artes do Prêmio Jabuti Acadêmico com o livro sobre o dramaturgo piauiense Benjamim Santos
Título: Inventário de uma memória consagrada: Benjamim Santos nos interstícios do teatro pernambucano (1960-1970) | Autor(a): Idelmar Gomes Cavalcante Jr. | Editora(s): Cepe Editora.
(Fonte:https://www.publishnews.com.br/materias)