Professores da UFPI decidem acabar a greve e voltam ao trabalho a partir de 2ª feira

Professores da UFPI fizeram assembleia geral na Adufpi

Professores da UFPI fizeram assembleia geral na Adufpi

Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiram pelo fim da greve, iniciada em 3 de junho. Os grevistas seguiram a orientação do ANDES, o Sindicato Nacional dos Professores das Universidades Federais para o fim do movimento em virtude do acordo fechado com o governo federal.

Para decidir o fim da greve houve quatro assembleias gerais nos campi da UFPI no Piauí – Teresina, Picos, Bom Jesus e Floriano. Os professores voltam ao trabalho a partir de segunda feira. O acordo entre professores e o governo foi firmado na quarta-feira (26).

De acordo com a Associação de Docentes da UFPI (Adufpi) as datas de retorno das atividades em cada campi são as seguintes: Floriano e Bom Jesus – Dia 1º de Julho. Em Teresina e Picos as aulas serão retomadas dia 3 de julho.

Os professores de outras universidades federais decidiram no domingo (23) encerrar a greve nacional, iniciada em abril deste ano, após a aprovação da proposta de reajuste salarial enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Escolástica Santos, presidente da Adufpi:/ A greve nacional foi encerrada após a maioria das assembleias estaduais votarem a favor da proposta do governo.

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a paralisação será finalizada até o próximo dia 3 de julho.

A presidente da Adufpi, Escolástica Santos, disse que as negociações para o reajuste em 2024 não avançou, mas o reajuste virá em 2025 e 2026. A presidente explicou que o reajuste será de 9% para 2025 e 3,5% para 2026.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.