Professores da UFPI fizeram assembleia geral na Adufpi
Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiram pelo fim da greve, iniciada em 3 de junho. Os grevistas seguiram a orientação do ANDES, o Sindicato Nacional dos Professores das Universidades Federais para o fim do movimento em virtude do acordo fechado com o governo federal.
Para decidir o fim da greve houve quatro assembleias gerais nos campi da UFPI no Piauí – Teresina, Picos, Bom Jesus e Floriano. Os professores voltam ao trabalho a partir de segunda feira. O acordo entre professores e o governo foi firmado na quarta-feira (26).
De acordo com a Associação de Docentes da UFPI (Adufpi) as datas de retorno das atividades em cada campi são as seguintes: Floriano e Bom Jesus – Dia 1º de Julho. Em Teresina e Picos as aulas serão retomadas dia 3 de julho.
Os professores de outras universidades federais decidiram no domingo (23) encerrar a greve nacional, iniciada em abril deste ano, após a aprovação da proposta de reajuste salarial enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
:/ A greve nacional foi encerrada após a maioria das assembleias estaduais votarem a favor da proposta do governo.
Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a paralisação será finalizada até o próximo dia 3 de julho.
A presidente da Adufpi, Escolástica Santos, disse que as negociações para o reajuste em 2024 não avançou, mas o reajuste virá em 2025 e 2026. A presidente explicou que o reajuste será de 9% para 2025 e 3,5% para 2026.