Professores do Estado realizam manifestação e sindicato propõe greve

Na manhã desta terça-feira (18/02), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI), realizou uma manifestação na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, que mobilizou estudantes e profissionais de educação da capital e dos núcleos regionais. Entre as reivindicações está o reajuste linear na carreira e melhorias salariais.

“Fizemos uma manifestação na Frei Serafim lutando por valorização dos profissionais, pelo reajuste linear na carreira de 6,27%, retroativo a janeiro, também pelo debate sobre o nosso plano de carreira, que foi entregue à equipe do governador desde 12 de agosto do ano passado e o governador não dá respostas pelas progressões e promoções e tantas outras pautas da categoria”, pontuou a presidente do Sinte-Pi, Paulina Almeida.

(Foto: Reprodução Sinte-PI)

A categoria também exige a abertura de um concurso público com 10 mil vagas, debate sobre o confisco dos aposentados e gratificação de escola em tempo integral digna. Na quarta-feira (19/02), o sindicato irá realizar uma assembleia que deve definir se haverá greve por tempo indeterminado dos profissionais da educação básica.

De acordo com o Sinte, o governo estadual só reajustou as Classes A e B, o que equivale a apenas 5% dos profissionais da educação básica. As demais Classes, que representam 95% dos trabalhadores, receberão uma complementação a partir do mês de maio. O sindicato também afirma que apenas os gestores das escolas de tempo integral receberam aumento nas gratificações, excluindo os demais trabalhadores.

(Foto: Reprodução Sinte-PI)
(Portal OitoMeia)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.