Professores protestam na frente de um Karnak vazio. Rafael está em Brasília

Professores da rede estadual de ensino protestaram, na manhã desta quinta-feira (16), reivindicando o reajuste linear do salário para toda a categoria. A Assembleia Legislativa aprovou o reajuste de 14,9%, que não contempla todos os profissionais.

Foto: ReproduçãoUm dia estadual de paralisação por reajuste linear de 14% para toda a categoria

Professores estaduais fazem paralisação por reajuste linear de 14% para toda a categoria

Os manifestantes se reuniram em frente ao Palácio de Karnak portando bandeiras e cartazes em defesa das pautas reivindicadas, em seguida fizeram uma caminhada pela avenida Frei Serafim e retornaram à frente do palácio. 

Protesto reuniu centenas de professores na Frei Serafim

Protesto reuniu centenas de professores 

De acordo com o Sinte-Pi, o PL 13/2023, projeto que regulamenta o reajuste salarial da categoria, não contempla o que diz a regulamentação legislativa do tema, já que a lei do piso determina que o aumento precisa abranger toda a categoria. Desta forma, o sindicato afirma que ninguém teve reajuste, a não ser profissionais de base, até especialistas nível 1 e que, portanto, o reajuste do governador é um falso aumento do salário, uma vez que deixa de fora uma grande parte dos profissionais.

“Não se pode aprovar um projeto dessa natureza sem discussão prévia com o SINTE-PI, portanto, sem debate com os profissionais da educação”, afirmou Paulina Almeida, presidente do Sinte-PI.

Os manifestantes fizeram uma caminhada pela avenida Frei Serafim

Os manifestantes fizeram uma caminhada pela avenida Frei Serafim

Rafael está muito longe

Como todos políticos que vão atrás de benesses dizem que “estão tratando de projetos importantes para o Piauí”, Rafael Fonteles está em Brasília, longe do barulho à porta do palácio e postou no Twitter que está negociando com a iniciativa privada o parque nacional (isso mesmo, nacional) da Serra da Capivara, que é de domínio do governo federal. E, patrimônio da humanidade, tombado pela Unesco. 

Ele fala também em investimentos para irrigação: 

“A geração de novas oportunidades de emprego e melhoria da renda da nossa gente são prioridade no nosso governo. Aqui em Brasília, tratei de Parcerias Público-Privadas em reunião com o secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Federal, Marcus Cavalcante. Nossa meta é ampliar os investimentos em irrigação, ferrovias e parques nacionais ambientais e em outras áreas importantes.”

Foto: ReproduçãoCom o aumento aprovado na Alepi somente a base teve reajustes

Com o aumento aprovado na Alepi somente a base teve reajustes

Enquanto isso, o retrato mostra um mundo irreal: neste  16 de março, registra-se o dia estadual de paralisação por reajuste linear de 14% para toda a categoria. 

Os professores reclamam da falta de prestígio; da falta de prioridade do governador que, para a mídia, diz que vai construir 200 escolas. Com salários miseráveis para os educadores.(Fonte: Portal AZ)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.