Projeto bilionário quer recuperar navegabilidade do Rio Parnaíba e ligar litoral ao sul do Piauí

A Companhia Porto Piauí será responsável pela revitalização do Rio Parnaíba, com o objetivo de recuperar a navegabilidade e fortalecer a logística de escoamento da produção de grãos do sul do estado. A iniciativa busca transformar o rio em um eixo estratégico de transporte, reduzindo custos e impactos ambientais do atual modelo baseado, principalmente, no transporte rodoviário.

Projeto bilionário quer recuperar navegabilidade do Rio Parnaíba e ligar litoral ao sul do Piauí - (Assis Fernandes/O Dia)Assis Fernandes/O Dia

Projeto bilionário quer recuperar navegabilidade do Rio Parnaíba e ligar litoral ao sul do Piauí

A navegabilidade do Rio Parnaíba enfrenta desafios devido ao assoreamento e baixa profundidade, mas é estratégica para integrar a produção de grãos ao Porto Piauí, em Luís Correia. Com potencial para hidrovia, o rio passará a receber por projetos de revitalização, buscando superar bancos de areia que dificultam o tráfego de embarcações, especialmente no período de estiagem.

Em maio de 2025, o Governo do Piauí recebeu da União as competências sobre a Hidrovia do Rio Parnaíba, que marca a divisa natural entre os estados do Piauí e do Maranhão. O convênio delegou ao estado a responsabilidade pelos serviços de operação e manutenção da via navegável.

Já em agosto do mesmo ano, uma resolução do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional garantiu recursos para a execução do projeto de revitalização do rio. O investimento previsto é de R$ 995 milhões, provenientes da privatização da Eletrobras.

Os recursos serão executados pela própria Eletrobras, com base no projeto técnico elaborado pela Companhia Porto Piauí. Segundo o diretor de sustentabilidade da empresa, Daniel Guimarães, a recuperação da navegação depende diretamente da revitalização ambiental do rio. “Recuperar a navegabilidade só é possível com a revitalização de fato do Rio Parnaíba, de suas nascentes e da vegetação ciliar”, afirmou.

A expectativa é que os primeiros estudos sejam iniciados ainda em 2026. O projeto será desenvolvido por etapas, e a capacidade de operação da hidrovia deve crescer de forma gradual, acompanhando o aumento do volume de cargas transportadas.

Quando estiver em plena operação, a hidrovia deverá ter mais de 900 quilômetros de extensão, ligando a principal região produtora de grãos do sul do Piauí ao porto. A medida deve reduzir significativamente os custos logísticos e a emissão de gases poluentes, ao diminuir a circulação de caminhões nas rodovias.

De acordo com a Companhia Porto Piauí, o transporte será realizado por embarcações de até 90 metros de comprimento e 16 metros de largura, com capacidade para transportar cerca de 2.100 toneladas de grãos por viagem, o equivalente a aproximadamente 50 caminhões bi-trem.

A projeção é de que, em até três anos após o início da operação, a hidrovia seja capaz de escoar entre 4 milhões e 5 milhões de toneladas de grãos por ano. Atualmente, a produção de municípios como Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves é transportada por caminhões até portos como o de Itaqui, no Maranhão, e o de Santos, em São Paulo, o que eleva os custos do transporte rodoviário.

Com cerca de 1.400 quilômetros de extensão, o Rio Parnaíba nasce na Serra da Tabatinga, no Piauí, e percorre os estados do Piauí e Maranhão até desaguar no Oceano Atlântico. Considerado o segundo maior rio do Nordeste, é um importante marco geográfico, formando a divisa natural entre os dois estados e servindo como fonte de abastecimento, via de transporte e base para atividades econômicas. (O Dia)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.