O governador Rafael Fonteles pediu autorização da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para, em setembro, realizar mais uma viagem internacional, acompanhado de toda a sua comitiva , com despesas custeadas pelo contribuinte. O destino desta vez será a China e a Alemanha, entre os dias 5 e 15 de setembro, com o objetivo de estreitar laços e negociar a comercialização do hidrogênio verde.
O anúncio lembra outros episódios recentes. Em 13 de dezembro de 2024, o governo promoveu a inauguração do Porto de Luís Correia, mas, até hoje, nenhuma embarcação atracou no local. O piauiense também recorda das viagens a Portugal, que resultaram até na instalação de um escritório em Lisboa mas, até agora, sem investimentos portugueses no estado.
Nos Estados Unidos, outro escritório foi criado, inclusive com uma servidora pública do Piauí designada para morar lá, mas sem resultados concretos até o momento. Agora, fica a expectativa de que dessa vez, com China e Alemanha, venham avanços reais e investimentos que tragam retorno efetivo ao Piauí. (Coluna do Silas Freire)