Nesta terça-feira (16/08) acontece o debate entre os candidatos ao Governo do Piauí ao vivo na TV Cidade Verde. No terceiro bloco de perguntas do debate o candidato ao Governo do Piauí da base governista, Rafael Fonteles (PT), escolheu o candidato da oposição, Silvio Mendes (União Brasil) para responder suas perguntas.
Rafael trouxe para o debate a questão das tecnologias e inovações tecnológicas, tendo em vista que é uma matéria importante para as políticas públicas e afirmou que o governo da base trouxe inovações para o estado do Piauí.
“Não atoa o governo estadual investiu em 11km de fibra óptica para levar internet de qualidade a todos os municípios do Piauí, inclusive gratuita nas praças públicas. Qual a sua proposta para fomentar a tecnologia, o governo digital e os ecossistemas de inovação no nosso estado?”, perguntou Rafael Fonteles.
“Eu acho que nós andamos em Piauí diferentes, porque não foi isso que eu vi pelo Piauí, seja lá no Sul seja no Norte. Muito pelo contrario, o investimento é urgente, precisa fazer, precisa ser feito. É preciso dar o passo seguinte porque ela é importante, seja na aproximação das pessoas, seja na geração dos negócios. A TI, a tecnologia da informação é urgente, tá chegando algumas empresas de fora aqui no Piauí, porque não tem, as que tinham foram quebradas, porque o imposto é alto como você fez nos combustíveis, como você fez no ICMS”, disse Silvio Mendes, levando o tempo de resposta a se esgotar sem responder a pergunta efetuada.
“Mais uma vez eu perguntei sobre as propostas para ampliar esse acesso a tecnologia aos piauienses. O nosso programa é muito claro. É um eixo transversal porque acreditamos que a tecnologia vai propiciar emprego, renda e melhor serviços públicos e mais baratos. Por isso queremos transformar o Piauí no governo mais digital do Brasil. O governo já celebrou parcerias com Estônia, que é o país mais digital do mundo, foi o primeiro estado a fechar essa parceria”, rebateu Rafael Fonteles. (180graus)