Governador Rafael Fonteles durante solenidade do 7 de Setembro em Teresina | Divulgação/CCOM
O governador Rafael Fonteles participou, neste sábado (7), do desfile de 7 de Setembro, realizado na avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina. Na ocasião, Rafael destacou o feito heróico do povo piauiense para adesão à independência de Portugal, citando a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. O chefe do Executivo Estadual ressaltou o esforço do Governo do Estado para conceder autonomia a este mesmo povo.
“É uma data muito importante que merece ser celebrada de forma solene para gerar reflexões para o nosso povo, para o Brasil e para o Piauí. Especialmente em relação a novas conquistas para o nosso povo, que a gente enquanto poder público tem o dever de buscar proporcionar”, disse.
“O que a gente quer deixar é realmente uma educação que seja a melhor do Brasil, apostando na escola de tempo integral com a educação profissional e técnica e a descentralização do serviço de saúde, melhorando os hospitais do interior, havendo uma integração maior com os municípios”, complementou. Fonteles também destacou a contribuição do Piauí para a independência do país.
“Ficamos muito felizes de ver a comunidade de Teresina prestigiando nossas forças de segurança, nossos estudantes e vários projetos sociais que enaltecem a independência do Brasil, o 7 de setembro, sabendo que o Piauí foi muito importante para a independência do Brasil, para que o Brasil tenha esse tamanho que tem hoje, a partir da nossa Batalha de Jenipapo”, afirmou.
Cerca de 10 mil pessoas se apresentaram, segundo a organização, representando mais de 50 instituições, entre polícias, Forças Armadas, escolas e outras. A atividade cívico-militar marca os 202 anos da independência do Brasil. Autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, senador Marcelo Castro, Coronel PM Scheiwann Lopes, Comandante-geral da PMPI, entre outros secretários de Estado.