Rafael Fonteles participa de seminário sobre hidrogênio verde na Câmara de Deputados em Brasília

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou na tarde desta terça-feira (13/08) do seminário “A Inserção do Hidrogênio na Matriz Energética Brasileira: Regulamentação e Projetos”, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento, organizado pela Comissão Especial para Estudo, Avaliação e Acompanhamento das Iniciativas e Medidas Adotadas para Transição Energética, teve como objetivo difundir o tema do hidrogênio verde e discutir seu processo de regulamentação no Brasil.

Foto: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí – Notícias (FOTO: Renato Braga)Rafael Fonteles

Durante o seminário, Fonteles destacou a importância da criação de uma comissão dedicada ao tema, afirmando que isso pode acelerar as questões legais relacionadas à regulamentação da indústria do hidrogênio. “Muito significativo para garantir que essa indústria tão importante – que vai gerar muitos empregos para o Nordeste e, em especial, para o Piauí – realmente aconteça nos prazos que nós esperamos. O Brasil dá um passo importante nessa regulamentação”, declarou o governador.

Rafael Fonteles ressaltou ainda o potencial do hidrogênio verde para promover a industrialização do Nordeste, aproveitando as condições naturais favoráveis da região. Segundo ele, a matriz de hidrogênio verde pode impulsionar o desenvolvimento de indústrias associadas, como a siderurgia verde, fertilizantes, cimento e combustíveis para transporte pesado. “O hidrogênio não vem só, ele surge com outras indústrias associadas a essa matriz energética”, explicou.

Foto: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí – Notícias (FOTO: Renato Braga)

O seminário também abordou a utilização de instrumentos de financiamento pelas agências de fomento e a modelagem de novos mecanismos para apoiar a transição energética no Brasil. A recente sanção da Lei nº 14.948/2024 pelo presidente Lula, que regulamenta a produção e distribuição de hidrogênio verde e cria incentivos como o Regime Especial de Incentivos para Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro), foi citada como um passo crucial para o desenvolvimento do setor. A lei prevê, entre outros benefícios, a suspensão da incidência de PIS/Pasep por cinco anos para produtos dessa indústria e o fomento a pesquisas na área.

O Piauí se destaca como um dos principais estados brasileiros no cenário do hidrogênio verde, com um dos maiores projetos do mundo em andamento na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Parnaíba. As condições naturais favoráveis tornam o estado um forte candidato a se tornar um líder na produção de hidrogênio verde no país.

Foto: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí – Notícias (FOTO: Renato Braga)

Fonte: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí – Notícias

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.