Com um público formado por advogados e corretores de imóveis foi realizado na noite desta quarta-feira(28), na sede da Subseção da OAB/Parnaíba, o I Simpósio de Direito Imobiliário do Litoral do Piauí, com duas palestras importantes tratando de legislação concernente ao setor e a importância da consolidação da parceria entre o corretor de imóveis e o advogado imobiliário. O evento foi organizado pela Subcomissão do Direito Imobiliário da OAB/Parnaíba, tendo como convidados os palestrantes Dr. Manoel Nogueira Lima Neto, corretor de Imóveis e Presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI), e a Drª Patrícia Pinheiro, advogada e Assessora Jurídica de Imobiliárias, Condomínios e Empresas Administradoras de Imóveis, ambos de Teresina.
O presidente do CRECI, Manoel Nogueira Neto, abordou o tema “A profissão de Corretor de Imóvel e as Perspectivas do Mercado Imobiliário no Litoral do Piauí”. Ele lembrou ser o mês de agosto o mês do advogado e do corretor de imóvel, daí a coincidência e a importância do evento. Ele falou um pouco de história do Brasil para situar que é dos tempos da vinda da família imperial para o país o início do exercício da profissão de corretor de imóveis. “Nossa profissão está cada vez mais ganhando valor e credibilidade. E muito advogado hoje é também corretor de imóveis”, disse o expositor, destacando que o corretor deve sempre estar focado no seu trabalho, sendo fiel ao seu cliente, do contrário, estará fadado ao insucesso.
“Parnaíba é hoje destaque no setor imobiliário. Teresina há 3 anos não lança um loteamento e aqui recentemente um grande loteamento, com cerca de 600 lotes, foi vendido em 19 dias”, frisou Nogueira Neto, justificando para tal o crescimento da cidade, com o grande número de estudantes que recebe e também as perspectiva que se abrem para o turismo, a partir da existência de um aeroporto internacional.
Com o tema “Repensando o Direito Imobiliário: Locação-Vendas – Condomínio”, a Drª Patrícia Pinheiro falou de etapas de crescimento do setor imobiliário e a abertura para o advogado corretor. “O corretor é importante na vida da população porque ele realiza sonhos, no momento em que a pessoa usa o que ganhou durante a vida para comprar a casa própria e é o corretor quem realiza esse sonho”, disse Patrícia, explanando a importância do trabalho em parceria entre o corretor de imóveis e o advogado, porque o mercado imobiliário cresceu muito para a área de advocacia”, pontuou. De forma bem didática, ela explanou ainda acerca dos avanços da tecnologia cujas ferramentas estão à disposição de todos e que devem ser utilizadas pelos profissionais do setor.
A advogada Alinne Gibson, vice-presidente da Subcomissão de Direito Imobiliário da OAB/ Parnaíba, destacou a importância do Simpósio no contexto em que “o mercado imobiliário de Parnaíba está em plena ascensão, o que exige profissionais cada vez mais qualificados e antenados com as novidades do setor. E foi justamente esse o objetivo do evento: proporcionar aos advogados e aos corretores de imóveis uma visão atualizada do cenário imobiliário no litoral do Piauí, além de fomentar e difundir o conhecimento de boas práticas. Não se pode perder de vista que o mercado está cada vez mais exigente, e que apenas os profissionais gabaritados terão espaço para trabalhar. Neste contexto , advogados e corretores devem caminhar de mãos dadas. A união entre estes profissionais acompanha as novas tendências do mercado e minimiza os riscos das transações imobiliárias garantido seu sucesso”, finalizou
O Presidente da Subseção da OAB/Parnaíba, Robson Aragão, e a vice-presidente, Etasmda Araujo, também estiveram presentes e fizeram uso da palavra
Foi servido um coquetel ao final do evento