Receita Federal prorroga prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio o prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda 2022. A instrução normativa foi publicada na edição desta terça-feira (05) do Diário Oficial da União. 

De acordo com a Receita Federal, a prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covida-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.

O imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio, mas as restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração. As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF.

Piauí 

No Piauí, a expectativa é que cerca de 300 mil contribuintes façam o envio das informações à Receita Federal. 

Em 2022, o processo de declaração é marcado por algumas novidades, como o uso do Pix como forma de pagamento. 

Despesas com tratamento de Covid-19 e realização de testes poderão ser deduzidas na declaração. 

A orientação é que os contribuintes não deixem para enviar a declaração nos últimos dias de prazo, para evitar problemas e até mesmo multa por atraso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.