O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, recebeu em seu gabinete na Federação das Indústrias, na tarde desta terça-feira(29), representantes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs e da Construtora Mendes Júnior, para tratarem da liberação dos recursos que vão garantir o prosseguimento das obras da 2ª etapa do Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos. O dinheiro foi garantido pelo ex-presidente Michel Temer, através dos ex-ministros Moreira Franco e Pádua Andrade, que estiveram em Parnaíba fazendo o anúncio.
Dos 54 milhões prometidos apenas 19 milhões foram empenhados e estão às disposição da , Construtora Mendes Jr., vencedora da licitação para a obra da 2ª etapa. Estão faltando 33 milhões para que seja cumprido o que ficou acertado para 2018, com a conclusão de mais 1.050 hectares, duplicando a capacidade dos Tabuleiros Litorâneos – disse o diretor- geral do Dnocs, Ângelo Negreiros Guerra. “Mas para que seja feito todo o perímetro precisamos mais de 140 milhões para 2019”, disse o diretor.
O prefeito Mão Santa, por sua vez, disse trabalhar com a certeza de que os recursos prometidos serão liberados, por acreditar na palavra dos ex-ministros que com ele visitaram o distrito de irrigação. “Vamos estar juntos na busca desses recursos para depois pensarmos em novas reivindicações. Temos que ir com cautela”, observou o prefeito. Ele disse que manterá contatos em Brasília nesse sentido, contando para isso com as amizades que tem também com integrantes do governo Bolsonaro.
“Atualmente a construtora Mendes Júnior está tratando da troca das bombas do distrito, porque das 3 existentes apenas uma funcionava e todas estão sucateadas. Estão sendo colocadas novas bombas que vão contribuir para a redução no consumo de energia elétrica”, informou o agrônomo Ismael Abreu, da Secretaria do Setor Primário e Abastecimento, que também se fazia presente, juntamente com o secretário Paulo Eudes.
O prefeito Mão Santa, na ocasião, se colocou à disposição dos visitantes, para ir à Brasília e manter os contatos que se fizerem necessários a fim de dar andamento a essas demandas, para que a conclusão dos Tabuleiros Litorâneos possa ocorrer o mais breve possível.
Junto com o Diretor-Geral do Dnocs, Ângelo Guerra, também estiveram presentes o diretor de Infraestrutura hídrica do Dnocs, Roberto Otto Penna; o diretor de relações institucionais da Construtora Mendes Jr., Rony Moura e o engenheiro do Dnocs, presidente da Comissão de Fiscalização do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, além dos secretários Paulo Eudes, Anísio Neves, Israel Correia e Edrivandro Barros.