Ocorreu na última sexta-feira (18) a reunião que oficializou a retomada das atividades na Rota das Emoções, zona turística que compreende parte do Piauí, Maranhão e Ceará. No encontro realizado em São Luís (MA) ficou acertado que cada Estado vai arcar inicialmente com o valor de R$ 500 mil por ano, sendo que os trabalhos terão início já em janeiro de 2016.
A cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, é um ponto estratégico dentro do contexto da Rota das Emoções, sobretudo por ser a principal porta de entrada para o Delta do Rio Parnaíba. O município também está situado em uma área central para o turismo na região. Por conta disso, a Prefeitura Municipal nomeou uma comissão provisória para tratar do assunto.
Segundo o vereador André Neves, que participou ativamente das negociações, em muitos momentos representando o secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira, ficou agendado para o dia 21 de outubro uma nova reunião com a presença dos governadores dos três Estados. “Na oportunidade será assinado o termo de rateio dos custos”, explicou André Neves.
A comitiva parnaibana também contou com a participação do prefeito Florentino Neto, do presidente das Câmara Municipal de Parnaíba, Gustavo Lima, do superintendente de Turismo, Marcos Fonteles, e do representante da CARE Brasil, João Martins.
“Outro ponto que ficou acertado foi que cada secretário vai nomear um representante para participar diretamente da gestão da Rota. Este é um momento de satisfação e suma importância para nosso turismo”, completou André Neves ao ressaltar que o prefeito Florentino Neto foi um dos principais articuladores para o sucesso do projeto.
Ainda estiveram presentes à reunião os secretários de Turismo Arialdo Pinho (CE), Flávio Nogueira (PI) e Delma Andrade (MA), além de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dos três Estados. (Daniel Saturnino)

