A Secretária de Justiça do Piauí (Sejus-PI), informou nesta sexta-feira (05/01), que dos 460 detentos beneficiados com a saidinha de Natal em 2023, 14 não retornaram as suas unidades penitenciárias, onde deveriam se apresentar até a última terça-feira (02).
A informação da Sejus-PI acontece algumas horas após o órgão afirmar que não iria se posicionar sobre o retorno dos detentos após o fim do prazo para reapresentação dos detentos. Segundo a Sejus-PI, 98% dos internos retornaram após o fim do benefício concedido pelo Poder Judiciário.
“A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí informa que 98% dos internos do sistema prisional retornaram após o benefício da saída temporária de Natal, concedido pelo Poder Judiciário. Foram 460 internos beneficiados, desses 141 monitorados por tornozeleiras eletrônicas, conforme decisão judicial”, diz a nota.
Saíram da Colônia Agrícola Major César Oliveira, de Altos 412 detentos. Desta unidade, 142 deles tiveram acesso com monitoramento.
Agora, os 14 detentos que não retornaram às suas unidades são considerados foragidos, e desde já, existem contra eles, mandados de prisão para recaptura por fuga. Após serem recapturados, todos eles perderão o direito de futuras saídas.