Secretaria de Transportes promove vistoria em veículos de Sistema de Transporte Coletivo de Parnaíba

O secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança, Maurício Machado Jr., informou que desde a última segunda-feira está sendo realizada, com o apoio da Guarda Civil Municipal, uma completa vistoria em todos os veículos do sistema de transportes coletivos de Parnaíba, visando melhoria na prestação de serviços aos usuários do sistema. Estão sendo verificados, dentre outros itens, o alvará, categoria da habilitação do motorista, bem como seu vencimento; pneus em boas condições, estepe em bom estado, pisca-alerta, extintor de incêndio dentro do prazo de validade, retrovisores de ambos os lados, cano de descarga (silenciador) em boas condições de uso, tacógrafo com selo do Inmetro, cinto de segurança em perfeitas condições de uso, faróis branco e amarelo, calçado do motorista, luzes de freio, e demais itens de segurança. “Em um segundo momento faremos uma fiscalização mais ampla, com o apoio também do PPtran, Polícia Rodoviária e outras forças de segurança do município, a fim de que o sistema funcione dentro das normas legais”, declarou o secretário.

Maurício Júnior disse ainda que já foi licitada a empresa especializada para a implantação de semáforos no cruzamento do Cemitério Santana, formado pela Avenida João Silva Filho e Rua Cândido de Oliveira e também no cruzamento da Rua Ceará (Br 402) com a Rua Rodrigues Coimbra (acesso ao Hospital Dirceu Arcoverde). “Trata-se de uma reivindicação antiga da população, por se tratar de trechos conflituosos,  onde vários acidentes já aconteceram”.
Também já foi feita a licitação para a contratação da empresa que vai renovar as pinturas de todas as faixas de pedestres e a sinalização horizontal e vertical, “substituindo o que estiver danificado e sinalizando todas as demais vias recentemente asfaltadas pela Prefeitura” assegura o secretário, informando ainda a abertura de nova licitação para mototaxistas, abrindo 600 novas vagas, “dando cumprimento ao que determinou o prefeito Mão Santa. Este processo está sendo finalizado pela Comissão de Licitação, em conjunto com a Secretaria de Transportes”, destacou Maurício.
Processo no Tribunal de Justiça
De acordo com Maurício Machado, o Tribunal de Justiça do Piauí publicou na última segunda-feira (03), o acórdão lavrado na semana passada, pela Câmara Especializada Cível, que trata do processo, impetrado pela Coopertranp, que proibia a licitação para transporte coletivo em Parnaíba. “Já está sendo contado o prazo de 15 dias úteis para ser apresentado recurso, se for o caso, pela Coopertranp”, frisou. “A partir daí é que poderemos sentar com os permissionários dos transportes com relação ao que vamos fazer, de modo a melhorar mais ainda o sistema, sem prejudicar ninguém”, observa Maurício. Ele lembra que atualmente não existem mais vans circulando nos itinerários, são apenas ônibus e micro-ônibus, “o que já é um avanço, mas vamos buscar melhorar muito mais”, destacou.
(Superintendência de Comunicação -PMP)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.