Secretário asfalta estrada de acesso a condomínio de donos de avião

Deputado e secretário Flávio Nogueira Jr

Dinheiro público 

De responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, cujo titular é o deputado estadual Flávio Nogueira Junior, do PT, o Governo do Piauí está aplicando R$ 1,645 milhão no asfaltamento do acesso de um condomínio privado chamado Fly Village, na zona rural de Altos, a 5 km da zona urbana daquele município. A obra é anunciada em uma placa na BR-343.

A sede do clube aéreo que terá apartamentos para pilotos visitantes

A sede do clube aéreo que terá apartamentos para pilotos visitantes

Construtora favorita 

A obra está sendo feita pela Construtora Renata, uma das favoritas dos secretários obreiros que deve ter os melhores preços e condições de trabalho, porque invariavelmente, ganha todas as licitações estaduais. 

A grande pista no aeroporto que terá também casas e hangares

A grande pista no aeroporto que terá também casas e hangares

O condomínio 

Segundo o site do Fly Village, o condomínio tem uma “área total de 100 hectares na qual foi construído um aeródromo já devidamente registrado na ANAC com código ICAO “SSPF”. 
Às margens da pista foram demarcados 100 lotes medindo 25m x 50m para construção de casas e/ou hangares”.

Tarefa do Governo 

Mas como parece que nem sempre se pode chegar voando ao local, era preciso asfaltar os 2,6 km entre o condomínio e a BR-343 – tarefa que terminou cabendo não aos condôminos, mas ao governo do Piauí, o que termina por ser um custo para todos os cidadãos piauienses.

Pista de pouso 

O site do Fly Village informa que o condomínio dispõe de uma pista de pouso registrada de 1200m x 18m, asfaltada. “Também dispomos de um total de 95 hangares, sendo 24 hangares pequenos (12m x 15m), 46 hangares médios (15m x 20m) e 22 hangares grandes (18m x 30m)”, informa o site. Se desconfia que esteja nascendo um novo aeroporto em Teresina, com esse disfarce de condomínio.

Colegas em trânsito 

Diz ainda o site do condomínio que foi feita a sede do clube aéreo, com uma área de 400 metros quadrados, que inclui um “apartamento composto por uma suíte e antessala para hospedar colegas que estejam em trânsito.”

Parte na sociedade 

Não se tem informações se o deputado secretário responsável pela obra, Flávio Nogueira Jr, teria participação no empreedimento como parte societária ou se irá adquirir imóveis para casa ou hangar.
Certamente se irá dizer que o empreendimento particular desperta interesse público e, portanto, o governo tem obrigação de viabilizar o acesso.  Não se sabe se Rafael tem conhecimento disso. 
 Convênio com a Prefeitura

Apesar de a placa indicar que a obra é do governo do Piauí, a Seinfra firmou em dezembro do ano passado o um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Altos.
O objetivo era o de fazer serviços de melhoramento da implantação e pavimentação asfáltica em Tratamento Superficial Duplo – TSD com banho diluído na pista de rolamento e Tratamento Superficial Simples – TSS com banho diluído nos acostamentos, entre a BR-343 (km-314) e  o Condomínio Fly Village), com extensão total 2,60 km.

Quem assina

O Termo de Cooperação Técnica N° 112/2023 foi assinado em 13 de dezembro do ano passado pelo secretário de Infraestrutura, Flávio Rodrigues Nogueira Júnior, e pelo prefeito de Altos, Maxwell Pires Ferreira. (Portalaz/Direto da Redação)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.