O secretário estadual da saúde, Florentino Neto, visitou na manhã deste sábado, o Hospital Promédica, onde acontece até amanhã(1º/08)) a triagem para o mutirão de cirurgias de catarata que se iniciam na próxima quinta-feira, dia 5.
Após cumprimentar e ser bastante cumprimentado por pupulares, ao lado do deputado Dr. Hélio e de alguns assessores, ele fez uso da palavra e falou da retomada das cirurgias eletivas, de catarata, pediátricas, cirurgias gerais, ortopédicas, dentre outras, “tudo através de grandes mutirões. Aqui estamos realizando as consultas de avaliação das pessoas que vão se submeter às cirurgias de catarata. Serão 650 pessoas que estão passando pela Promédica, um hospital que estava fechada e que reabrimos. Desse total de pessoas, a estimativa é que de 400 a 500 sejam submetidas às cirurgias na próxima semana”, disse o secretário.
Ele destacou também a importância das cirurgias, que vão beneficiar “pessoas que estão com a visão prejudicada e que estão até muitas vezes cegas e que vão voltar a enxergar com qualidade. Esse é um grande esforço do governador Wellinggton Dias, do Pró Saude, que é um programa dentro do ProPiauí, que o governador tem estabelecido a meta para que eu e o nosso secretário de fazenda, Rafael Fonteles, possamos incluir cada vez mais pessoas nesse grande programa de retomada das cirurgias eletivas que é o Pró Saúde”, pontuou.
COMBATE Á PANDEMIA
Na Promédica, Florentino cumprimentou os profissionais de saúde em atividade
Sobre o trabalho que a Secretaria de Saúde desenvolve no cambate à Covid-19, disse o secretário que as ações têm sido intensas. “São ações preventivas como as barreiras sanitárias, o Busca Ativa e outros. São as garantias da assistência, com os hospitais preparados para estarem atendendo quando houver necessidade. É toda uma ação de estímulo, na rapidez e celeridade para a vacinação e também estímulo para que a população continue observando aqueles comportamentos que são de prevenção. Com tudo isso temos conseguido reduzir o numero de óbitos. Ontem foram apenas dois óbitos. Graças a Deus que isso está reduzindo. Mas não ficamos felizes. Queremos é zerar, para evitar que vidas de familias piauienses sejam dilaceradas, amigos tristes… temos que diminuir e vencer essa guerra contra a covid 19. E só vamos vencer quando zerarmos os óbitos”, frisou Florentino.
Os vereadores Taylon Andrade, Ricardo Véras e Ronaldo Prado também estiveram com o secretário Florentino na visita à Promédica.