Secretários e superintendentes prestam contas durante debates Orçamento Participativo

POR:BERNARDO SILVA

Os secretários municipais Rafael Alves, da Educação, e Adalgisa Moraes Sousa, do Desenvolvimento Social e Cidadania, bem como os superintendentes de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Projetos Especiais, Edrivandro Barros e Albert Piauhy, da Cultura, fizeram uma verdadeira prestação de contas, na manhã desta quinta-feira, quando da abertura das discussões do Orçamento Participativo 2020, que aconteceu no auditório da Prefeitura, cuja abertura foi feita pelo prefeito Mão Santa.

Em seu discurso de abertura Mão Santa chamou a atenção para o fato de alguns vereadores ainda não haverem intendido a importância da destinação de suas emendas impositivas, dando a elas a destinação adequada, dando prioridade aos anseios da população. “Tem vereador destinando emenda para entidades que ninguém nem sabe se existe. É preciso corrigir isso, colocando emendas para obras que beneficiem a população como um todo”, disse.

O Secretário de Educação, Rafael Alves, foi o primeiro a se apresentar, citando dados da secretaria, como número de servidores, de alunos e as melhorias já que estão sendo implementadas na merenda e no transporte escolar. “De 89 já temos 66 escolas reformadas e outras iniciando este processo. Fizemos este ano a entrega de utensílios nas escolas, cerca de 6 mil novas carteiras e estamos abrindo um processo de aquisição outra quantidade. Além disso, mais de 50 escolas foram contempladas com parques infantis, o que antes não existia”, destacou Rafael.

A Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Sousa, ao fazer sua apresentação elencou todos os projetos que são Desenvolvidos pela sua pasta, alguns conveniados com o governo federal e que estão dando muito certo. Citou outras atividades inovadoras que também estão sendo executadas, como os passeios com crianças dos 7 Centros de Referência de Assistência Social(CRAS), aos diversos pontos históricos da cidade. “Ao visitarem esses locais essas crianças conhecem nossa história, recebem o complemento dos conhecimentos que Às vezes lhe falta na escola”, pontuou.

A Secretária citou ainda projetos importantes como “Meus 15 anos”, o “Bate Lata”, participação pela primeira vez do Delta Férias, com a realização do campeonato IterCRás, que foi sucesso absoluto. “Conseguimos também recursos para ampliar o Centro Pop, para oferecer mais conforto para a população em situação de rua”, frisou Adalgisa, destacando a importância também do prefeito Mão Santa haver conseguido um local definitivo para a instalação dos Conselhos existentes na cidade, que vivia em constantes mudanças do local de funcionamento.

Edrivandro Barros

Falaram ainda o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Projetos Especiais, Edrivandro Barros, que acumula também a superintendência de turismo, e o Superintendente de Cultura, Albert Piahuhy, todos colocando aos presentes a sua prestação de contas, citando o que foi feito e o que está sendo planejado para o próximo ano”.

Albert Piauhy

As Oficinas Temáticas do Orçamento Participativo prosseguem nesta sexta-feira(30) com as exposições da Secretaria da Saúde, do Transporte e Trânsito, Setor Primário e Meio Ambiente, Infra Estrutura e Serviços Urbanos. Os trabalhos começam às 9 horas da manhã, no auditório da Prefeitura/ Centro Administrativo. A Superintendência de Planejamento reforça o convite para a população participar das discussões, dando ideias e fazendo reivindicações.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.