Seduc e SSP criam grupo para promover segurança e cultura de paz nas escolas

Na quinta-feira (13), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) reuniram representantes de diversas entidades para formalizar a criação do Grupo de Trabalho para Promoção da Segurança e a Cultura de Paz nas Escolas.

Seduc e SSP criam grupo para promover segurança e cultura de paz nas escolas

O grupo coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é formado por representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública; Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc); Polícia Militar – Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE); Polícia Federal; Tribunal de Contas; Ministério Público do Piauí (MPPI); Secretaria de Relações Sociais do Piauí (SERES); Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (COJUV) e Conselheiros Tutelares.

Durante o encontro, ficou definida também a elaboração de um Plano de Ação coordenado pelas Secretarias de Educação e Segurança Pública que envolvem diversas medidas emergenciais, de cunho mais ostensivo e ações de cunho educativo, pedagógico e estruturante.

Dentre as ações da Seduc, há o fortalecimento da atuação das equipes multiprofissionais da secretaria, como psicólogos e assistentes sociais nas escolas, inclusive com a convocação de novos profissionais. Além disso, a convocação de novos agentes de portaria nas escolas e a capacitação destes agentes de portaria e a contratação do serviço de vigilância nas escolas, dentre outras ações. “A Seduc, a SSP e todos os representantes das entidades envolvidas no Grupo de Trabalho estão atuando em conjunto para fortalecer as ações repressivas e, sobretudo, as ações preventivas, educativas aos alunos, aos gestores educacionais e aos familiares dos alunos para promoção da paz nas escolas”, explica o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Uma das ações será a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de solução inteligente e integrada de segurança eletrônica para atuar, inicialmente, em escolas localizadas nos municípios Teresina, Floriano, Parnaíba, Picos e União.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal estão envolvidos nesta força-tarefa para prevenir e combater as situações de violência nas escolas. “Nós vamos continuar o trabalho de prevenção feito pela Polícia Civil, que monitora as redes sociais e analisa todos os perfis que fazem ameaças. Nós já instauramos dezenas de inquéritos, fizemos buscas e apreensões, pedimos informações às plataformas de redes sociais, como Instagram, Twitter e Telegram para monitoramento. Também vamos fortalecer a Companhia Independente de Policiamento Escolar – CIPE, que faz um trabalho de prevenção nas escolas”, disse.

O secretário de Segurança Pública afirma ainda que agentes de portaria, professores, diretores, além de membros do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão sendo capacitados para a realização de Plano de Segurança para cada unidade. “Também vamos reforçar o canal que existe no Ministério da Justiça e Segurança Pública, para que todas as denúncias sejam apuradas com rigor, transparência e celeridade, que é o que temos feito sob determinação do governador Rafael Fonteles”, finaliza Chico Lucas.(pensarpiaui)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.