O Secretário de Segurança do Estado do Piauí, Chico Lucas, concedeu uma entrevista ao Jornal da Costa Norte desta quarta-feira (02/08), abordando diversos temas cruciais no combate à criminalidade e fortalecimento da segurança pública na região.
Como Prioridade, Chico Lucas afirmou que o governador Rafael determinou a segurança como prioridade máxima, buscando aprimorar as ações de combate ao crime e garantir a tranquilidade da população. O Secretário assegurou que recursos estão sendo devidamente alocados para a pasta da Segurança Pública, visando a implementação de medidas efetivas no enfrentamento da criminalidade.
Chico Lucas enfatizou que a problemática da segurança transcende meros investimentos financeiros e é também uma questão social. Ele ressaltou a importância de abordar as raízes do problema e promover políticas públicas que atuem nas causas da criminalidade.
O Secretário salientou que a sociedade também é corresponsável por coibir o crime. Ele questionou se alguém não conhece um usuário de drogas ou alguém que adquire produtos sem nota fiscal, destacando a necessidade de engajamento coletivo na luta contra a ilegalidade.
Ele anunciou investimentos específicos e estratégias para fortalecer a segurança na região metropolitana de Parnaíba, que tem enfrentado um aumento preocupante de crimes e o crescimento de facções criminosas. Tais medidas têm como objetivo garantir a ordem e a proteção dos cidadãos locais. Segundo Chico Lucas será implantada uma Central de Monitoramento da Segurança Pública onde funcionou a Academia de Polícia Militar do Piauí, bem como está sendo articulado o manejamento de policiais para o 27º Batalhão de Polícia Militar e um helicóptero para monitoramento aéreo em Parnaíba e região.(Daniel Santos)