Segurança:números desmontam propaganda de Fábio Abreu

Números desmontam propaganda de Abreu (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

Apesar do grande esforço midiático do secretário Fábio Abreu para mostrar que a segurança pública do Piauí é muito boa, os números dizem o contrário. Segundo dados do Monitor da Violência divulgados no fim de semana pelo site G1, o Piauí só conseguiu reduzir 0,1% dos assassinatos no primeiro semestre deste ano em comparação com o primeiro semestre de 2018.

Dessa forma, o Piauí ficou na vice-lanterna nacional, atrás apenas de Roraima, que não conseguiu reduzir nada na quantidade de homicídios. Enquanto isso, o vizinho Estado do Ceará registrou a maior redução do Brasil, com 20,6% de assassinatos a menos em relação ao seis primeiros meses de 2018. Cinco estados do Nordeste estão entre os 10 que mais reduziram os assassinatos, fazendo com que a região lidere a diminuição no país.

Os números mostram que a quantidade de assassinatos caiu 22% no Brasil no período e a região Nordeste foi responsável por 53% de toda essa redução. Embora o Monitor da Violência ainda mostre que o número de assassinatos é alto no país, a redução na região Nordeste foi vista como surpreendente, com especial destaque para o Ceará.

Um detalhe a ser considerado na comparação com o Piauí é que o número de mortes no Ceará em 2018 foi muito maior que aqui, haja visto que o Estado vizinho enfrentou sérios problemas com a atuação de facções nos últimos anos. No entanto, isso não é justificativa para a pífia redução de 0,1% registrada pelo Piauí. Existe um ditado que “para ser melhor do que zero, basta ser um”. O Piauí só ganhou de Roraima porque a redução lá foi zero. (Gustavo Almeida)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.