
O Senador Wellington Dias, do PT, é protagonista de um dos maiores vexames da história parlamentar brasileira: a rejeição de uma emenda parlamentar por absoluta inépcia, que não tinha, segundo o Jornalista Zózimo Tavares, nem pé nem cabeça.
Confira o artigo de Zózimo Tavares:
Pela primeira vez, nos últimos anos, uma emenda de um parlamentar piauiense foi rejeitada na Comissão de Admissibilidade da Comissão Mista do Orçamento Geral da União. Ela foi cortada das propostas para o exercício de 2012 porque não tinha nem pé nem cabeça. Com isso, o Piauí terá uma emenda parlamentar a menos para o próximo ano.
A emenda do parlamentar piauiense, no valor de R$ 60 milhões, foi cortada pela presidente da Comissão de Admissibilidade, deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE), por falta de projeto. O que ela propunha? Recursos para a extensão da linha do pré-metrô de Teresina até o município de Caxias e também até a cidade de Altos.
Como o autor da emenda queria levar o trem do pré-metrô para as duas cidades e não apresentou projeto nesse sentido, o presidente da Comissão rejeitou inapelavelmente a proposta, por tratar-se de um erro primário em sua formatação. O autor indicou apenas que os recursos deveriam ser alocados através do Ministério dos Transportes.
Ah! Falta dizer quem é o autor da tal emenda, não é? Por incrível que pareça, não é um marinheiro de primeira viagem, não. Trata-se de um político traquejado, com vasta experiência no exercício de mandatos parlamentares e executivos, que poderia perfeitamente se poupar de vexames desse tipo: o senador Wellington Dias.
A proposta do senador de recuperar e revitalizar o transporte ferroviário de passageiros entre Teresina e Altos deve ser considerada. Mas, quando apresenta emenda orçamentária desacompanhada do projeto, sinaliza que nem ele mesmo leva a ideia a sério. E, quanto à inclusão da linha Teresina-Caxias, não seria descabido concluir: os parlamentares piauienses não estão conseguindo recursos federais nem para o Piauí, quanto mais para o Maranhão!Gp1