Sesapi realiza IV Seminário Estadual de Tuberculose

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza nesta terça-feira (24) o IV Seminário Estadual de Tuberculose no período da manhã e tarde, na Escola Fazendária. O evento tem por objetivo atualizar os profissionais dentro do contexto epidemiológico da tuberculose, além de trabalhar a implementação das linhas de cuidado e apresentar uma perspectiva de um olhar voltado para a quebra da cadeia de transmissão da doença e a diminuição do abandono.

 Secretário de estado da saúde, Neris Júnior.

A Coordenadora da pasta de Tuberculose da Sesapi, Ivone Venâncio, destaca a importância de se trabalhar o tema com os profissionais que atuam diretamente no atendimento dos casos nas diversas esferas da saúde. “A tuberculose é uma doença de transmissão direta entre as pessoas, ponto no qual ela se assemelha com a Covid-19. Essa similaridade nos permite voltar um olhar como profissionais da saúde para o contexto da redução de danos e da busca pela quebra da cadeia de transmissão no nosso estado”, destaca a coordenadora.

O evento trabalhará várias temáticas como a vigilância dos sistemas de informação; diagnóstico da doença; intervenções voltadas para o tratamento da tuberculose; acompanhamento situacional dos territórios de saúde; acompanhamento das populações vulneráveis e condução dos fluxos de pacientes.

“São pontos de discussão essenciais para uma melhoria direta nos serviços de saúde voltados para a tuberculose no nosso estado. Os sistemas de informação no permitirão um acompanhamento fidedigno da realidade do estado, permitindo assim um acompanhamento e tomada de decisões mais ágil para resposta as necessidades da população. O trabalho será voltado para a melhoria nos nossos atendimentos a população e redução do estigma contra a doença”, destacou o secretário de estado da saúde, Neris Júnior.

ASCOM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.