SESI Piauí anuncia os primeiros finalistas do Programa Conexão Mundo

Participaram 47 alunos no projeto e na ultima etapa serão classificados 2 finalistas para a viagem de imersão ao EUA em fevereiro do ano que vem.
A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e em parceria com a ONG americana US-Brasil Connect, desenvolveu durante cinco meses o Programa Conexão Mundo, no município de Parnaíba, com a participação de 47 jovens, alunos do ensino médio. A inciativa tem o objetivo de facilitar o aprendizado da língua inglesa, permitindo o crescimento profissional dos participantes e o acesso a novas culturas.
O Conexão Mundo é dividido em três etapas, sendo duas á distancia e uma presencial. A primeira permite aulas feitas pelo Facebook, hangouts (bate-papos com webcam pelo Google) e uma plataforma virtual de aprendizado acompanhado por monitores americanos. A segunda etapa foi presencial, e contou com a vinda de cinco “coaches” americanas ao Piauí para ministrarem as atividades por vinte dias, durante as férias escolares. Nesta ultima etapa, os alunos passaram por atividades á distancia, e segundo a coordenação, um nível mais intensificado que serviu para avaliar a performance dos estudantes e classificar os primeiros semifinalistas
Na sexta-feira, dia 25, na sede da escola SESI Integrada Dep. Moraes Souza, foram divulgados os primeiros finalistas que concorrem às duas vagas para a viagem de imersão aos Estados Unidos, no mês de fevereiro de 2016. Na reunião de apresentação dos escolhidos, estavam presentes, a coordenação administrativa da unidade, familiares e alunos. O clima não poderia ser outro e a emoção tomou conta de todos os discursos.
Dos participantes piauienses, o jovem Julimar Junior é um dos mais empolgados e acredita que entrar no programa Conexão Mundo foi uma escolha que fará dele um profissional mais determinado. “Eu fiquei muito feliz com a notícia de estar na semifinal, e sei que tudo foi fruto de um esforço conjunto de pessoas importantes”, revela o estudante. “O Programa Conexão Mundo acrescentou muito a minha vida, melhorei no relacionamento com a escola e com os amigos, sabendo que foi difícil conciliar  tantas coisas, porque tive e aceitei todos os desafios ao longo desses meses de aprendizado”, complementou Julimar.
Segundo a coordenadora do programa pelo SESI-PI, Michele Brito, apesar de serem apenas duas vagas para o intercâmbio, os cinco colocados, já comemoram a vitória de chegarem até aqui. “A experiência desses jovens dentro de um programa como o Conexão Mundo, com o alcance que tem, são importantes por diversos fatores”, lembra a coordenadora que alguns alunos eram bem tímidos no começo, ou até mesmo não falavam quase nada de inglês.
“Hoje reencontramos alunos seguros, com avanços significativos, na oratória e também na própria vivência da língua”, ressalta Michele.
“Grandes homens nascem de grandes sonhos” foi assim que o estudante Walder Santos encerrou sua fala durante a homenagem feita pela escola. O diretor Cassio Araujo, homenageou os alunos selecionados: Alex Victor, Maria Elaine, Julimar Junior, Walder Santos e Francisco Junior, e anunciou que até o final deste mês será anunciado os dois selecionados.
Por Monica Pessoa
ASCOM FIEPI

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.