Os professores de Parnaíba, tanto do Estado quanto do Município, participaram hoje de uma manifestação pública, no primeiro dia de paralisação nacional da categoria, que ocorre de hoje a sexta feira.
Eles saíram em passeata da sede do SINTE, núcleo regional de Parnaíba, percorrendo algumas ruas da cidade, concentrando-se na Praça da Graça, onde realizaram um ato público, que contou com participação de diversos professores.
A reivindicação da categoria em todo o país tem como foco principal a implantação do piso nacional de salários, de 1.451 reais, que muitos prefeitos e governadores não querem adotar, alegando falta de recursos.
No Piauí, onde a greve começou dia 27 de fevereiro, “o movimento transcende a questão salarial”, disse uma professora durante discurso, lembrando das dificuldades enfrentadas todos os dias pelos profissionais que estão em sala de aula.
A professora Claudiana, da diretoria do Sindicato em Parnaíba, lembrou da importância dos professores saírem às ruas, participarem da greve, comparecendo também às suas escolas, esclarecendo os alunos e seus pais da necessidade do movimento, sem o qual o governo nada fará para que haja melhorias no setor educacional.
“De que forma vou ensinar meu aluno a lutar pelos seus direitos se eu não participar de um movimento como este? De que forma vou ensiná-lo o que é cidadania”, lembrou a professora Claudiana em seu discurso.
De acordo com a presidente do SINTE- Parnaiba, Nádia Araújo, “aqui há uma adesão de quase 100% das escolas do Estado. Estão funcionando ainda, de forma parcial, as escolas Raquel Magalhães (apenas com professores substitutos), a Unidade Escolar João Silva Filho e o Liceu Parnaibano.
Os professores do Município não estão em greve, como os do Estado, apenas participam do s3 dias de paralisação nacional.