Subcomissão irá analisar situação das UTIs

A formação de uma Subcomissão Especial das UTIs, que tratará especificamente sobre a escassez de UTIs no país,foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Deputados. A proposta é do deputado federal Silas Freire (PR) e a subcomissão será presidida por ele.
Um exemplo é a situação do Piauí, onde conseguir um leito de UTI está virando caso de Justiça. Os mandatos judiciais estão obrigando os médicos a colocar em leitos de UTI pacientes que em muitos casos não são considerados tão graves. No Piauí existem 180 leitos de UTI e apenas 150 funcionam efetivamente. Em 30 deles faltam serviços básicos que podem otimizar o trabalho das UTIs.
O tema chega à tona exatamente no momento em que o Governo Federal quer discutir o tamanho do SUS no país.
Segundo Silas Freire o problema é grave em todo o país. “Não existem leitos suficientes para atender a demanda, e ainda há aqueles que estão ocupando leitos de UTIs que não deveriam estar. Temos que detectar nessa Subcomissão que nós criamos o que fazer para evitar essa eutanásia praticada na saúde pública brasileira com escassez de vagas em especial no nosso nordeste.’’ destacou Silas Freire.(Elizabeth Sá)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *