“Um método de construção de objetos tridimensionais a partir do papel, semelhante ao origami”, assim é definida a arte conhecida como “papercraft” e que está em exposição no Parnaíba Shopping até o dia 31 de julho.
São 10 peças do artista Francisco das Chagas Bezerra desenvolvidas a partir desse técnica de dobradura. Para esta exposição o tema escolhido foi “animais”. “Nossa escolha por esse tema foi porque nós estamos no mês das férias, um mês em que as crianças tem mais tempo livre para fazer outras atividades e assim, com os nossos animais de papel, queremos chamar atenção de todos, adultos e crianças. Afinal, a arte é para todos”, explicou o artista.
Francisco das Chagas entrou em contato com a técnica pela primeira vez através de uma artista italiana, durante uma viagem ao Rio de Janeiro. Depois de aprender, passou a utilizar a arte como terapia e após um convite para expor em uma festa para um público de arquitetos, o trabalho ganhou mais fôlego e Francisco viu surgir ali uma nova carreira.
O papercraft teve origem na Inglaterra durante a II Guerra Mundial com modelos de jatos e aviões em kits vendidos nas bancas de revistas. A técnica lembra a milenar arte dos origamis, inventados no Japão. Porém, o papercraft distingue-se por utilizar cola para fazer a junção das peças. No total, pode-se levar até 18 horas na montagem de um única peça, o que depende do modelo e do tipo do papel utilizado.
“Eu achei muito interessante, tinha visto em uma loja em Teresina uma peça desse estilo, mas não conhecia a fundo. Agora que eu vi de perto, fiquei ainda mais encantada, nem parece que é papel. Meu filho adorou e a gente queria mesmo era levar uma dessas para casa”, afirmou Daniele Silva, estudante que visitou a exposição logo no primeiro dia.