O Tiro de Guerra 10-012, do Exército Brasileiro sediado em Parnaíba, promoveu na manhã desta segunda-feira (25) uma solenidade especial, para comemorar o transcurso do Dia do Soldado.
Durante a cerimônia, o 2º sargento Ludergard Júnior, leu a Ordem do Dia do Soldado do Comandante do Exército e no desfile os Atiradores destacando o nível de adestramento adquirido no decorrer do ano com orientação do Subtenente Elcio Gonçalves do Tiro de Guerra 10-012,
A data é uma homenagem ao trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.
O Tenente Vitélio Oliari, chefe da instrução do TG 10-012, falou sobre a comemoração do dia do soldado. “Mais um ano estou à frente do Tiro de Guerra comemorando o dia do soldado com muita atividade bem didática que foi realizar palestras nas escolas e hora cívica, além do nosso campeonato de futebol que já é tradicional na cidade. Mas um ano tivemos sucesso e muitas escolas nos procurando, infelizmente faltou tempo e horário para atender, mas vamos tentar atender na semana da pátria”.
A solenidade, além de comemorar o Dia do Soldado, também teve por objetivo realizar a entrega de troféus aos ganhadores do campeonato de futebol 1º e 2º colocados. O vencedor do Campeonato foi o Atiradores TG 10-012 que venceu por 3×0. PPTRANS.
A solenidade contou com a participação dos alunos da Escola 1ª Classe, 2º Sargento do PPTRANS Bruno e Juiz Barreto e também veterano do TG.
Fotos e texto: Camila Neto
DIA DO SOLDADO
O Dia do Soldado é uma data comemorativa no Brasil, escolhida em decorrência da data em que nasceu Duque de Caxias, cujo nome de batismo é Luis Alves de Lima e Silva. Nascido em 25 de agosto de 1803, o oficial foi considerado Patrono do Exército Brasileiro, tendo, além da honra do título, a data de seu nascimento eternizada.
Vale lembrar que no Brasil, o serviço militar é obrigatório desde 1908. Todo homem com 18 anos de idade deve se alistar no Exército Brasileiro, na Marinha ou Aeronáutica, que pertencem ao Ministério de Defesa do Brasil.