Treze de Maio – Dia das Mães

Por: Benedito Gomes(*)

Neste ano de 2018 o dia treze de maio está completo de alegrias, sorrisos, abraços, parabéns e religiosidade. Tudo pela coincidência, dia das mães e o dia de Nossa Senhora de Fátima.

A religião católica comemora no dia treze de maio, o dia consagrado a Nossa Senhora de Fátima, cujo nome vem da aparição da imagem aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta.

Os pequenos pastores viram a imagem flutuando sobre árvores no dia treze de maio de 1917, em um lugar chamado Cova da Iría, região de Fátima em Portugal. De lá para cá o mês de maio ficou conhecido como mês de Maria, mês das mães e no dia treze é comemorado o dia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Este ano, como fazemos sempre, no segundo domingo de maio, prestamos uma justa homenagem a uma pessoa muito querida, amada e respeitada e que todos nós temos a felicidade de cham-la mãe ou mamãe.

O nome mãe traz segurança. Mãe é um nome doce, é um nome que pode ser pronunciado em qualquer lugar. Mãe, mesmo não sendo beatifica ou canonizada. Mãe é uma santa. O poeta maranhense Catulo da Paixão Cearense em uma de suas poesias escreveu este lindo verso: “eu vi minha mãe rezando, aos pés da Virgem Maria, era uma santa escutando, o que a outra santa dizia”. Emocionante!

Mãe é a pessoa forte na família, como alguém escreveu certa vez: “mãe é a rainha do lar”. Nos momentos de alegria ela administra a festa com delicadeza e sabedoria. Também quando bate a tristeza, no momento de aflição, ali está a mãe com uma palavra amiga, com um conselho recheado de ternura. A voz da mãe tem som inconfundível, é sempre reconhecido pelos filhos sejam humanos ou não.

Reúnam-se todos façam uma bela festa composta por alegria, sorrisos, gentileza e outros componentes do grupo educação e não esqueçam de acrescentar simplicidade.

Parabéns mamães! Tudo de bom, felicidades!!!

(*)Benedito Gomes

Contador

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.