TSE abre caminho para a criação do trigésimo partido


Em sessão realizada na noite passada, os ministros do TSE abriram caminho para a criação do 30o partido político do Brasil.

Chama-se PEN (Partido Ecológico Nacional). Recebeu do tribunal prazode dez dias para complementar a lista de apoiadores.
Pela lei, a nova legenda precisa reunir as assinaturas de pelo menos491.643 eleitores. O PEN levou ao TSE mais de 500 mil.
Porém, a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo, considerou válidas apenas 373.159 rubricas. Ficaram faltando 118.484.
Nancy votou pela concessão de prazo para que o partido complemente a lista. O plenário do TSE acompanhou a ministra.
Assim, o PEN não poderá lançar candidatos às eleições municipais de 2012. Por quê?
Só podem disputar partidos registrados até um ano antes da eleição. O prazo vence nesta sexta (7).

Escrito por Josias de Souza 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.