O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017 revela que 46 cursos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) ficaram com notas abaixo da média no Conceito Enade. Os resultados da avaliação foram divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira nesta terça-feira (09).
A avaliação classifica os cursos com notas que variam de 1 a 5. Os cursos que obtém notas acima de três são considerados com bom desempenho. Já os cursos com notas abaixo de três são considerados de baixa eficiência. Na Universidade Estadual do Piauí, 46 cursos estão nesta última classificação.
De acordo com o resultado do exame, treze cursos tiraram a nota mínima. São eles: Ciência da Computação (bacharelado) em Floriano, Ciências biológicas (licenciatura) e José de Freitas, Educação física (licenciatura) em São Raimundo Nonato, Geografia (bacharelado) Corrente, Geografia (licenciatura) em Uruçuí, Letras – inglês em Barras, Letras-português (licenciatura) em Bom Jesus, Letras-português e Espanhol (licenciatura) em Amarante, Letras-português e espanhol (licenciatura) em Bom Jesus, Matemática (licenciatura) em Canto do Buriti, Matemática (licenciatura) em Corrente, Matemática (licenciatura) em Oeiras e Pedagogia (licenciatura) em Valença do Piauí.
Outros 33 cursos obtiveram nota dois, distribuídos em 14 campis da Universidade. O resultado revela ainda que dois cursos ficaram sem classificação, por não terem pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame e, por isso, não foi possível ter seu conceito avaliado.. Aplicado desde 2004, o Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.
Apesar de tudo, o curso de Pedagogia do campus Teresina da instituição atingiu nota máxima, se juntando aos outros dois cursos superiores do Estado que obtiveram a nota mais alta do exame. São eles os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no campus Petrônio Portela, que também receberam nota 5. Fonte: ODia. Fotos: O Dia/Proparnaiba. Edição: APM Notícias.