UFDPar culpa empresa terceirizada por qualidade ruim de alimentos para estudantes e adota medidas

Após as denúncias realizadas por estudantes universitários a respeito da qualidade dos alimentos servidos no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a instituição relatou que adotou medidas para evitar novos problemas no local.

Por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a UFDPar informou que a produção e distribuição de refeições do RU é realizada pela Empresa Acesso Restaurantes LTDA e, em reunião com a empresa na última terça-feira (05/12), cobrou esclarecimentos sobre a situação que considerou como grave. Por sua vez, a empresa prometeu “supervisão dobrada na distribuição dos alimentos”.

Comida servida para estudantes da UFDPar é alvo de reclamações; até insetos foram encontrados (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

MEDIDAS ADOTADAS PELA UFDPAR

  •  Reuniu-se com a preposta da empresa para comunicar as ocorrências, pedir esclarecimentos e solicitar providências;
  • Notificou a empresa Acesso Restaurantes LTDA por meio do ofício 17/2023-RU/UFDPar, no qual solicitou plano de medidas que será adotado pela empresa, bem como esclarecimentos à comunidade acadêmica;
  • Contactou a equipe administrativa da Empresa Acesso em sua sede em Teresina e, diante do contato, agendou reunião com representante para sexta, dia 08 de dezembro.

MEDIDAS ADOTAS PELA EMPRESA RESPONSÁVEL

  • Treinamento sobre boas práticas na distribuição dos alimentos com os funcionários que ficam durante a distribuição;
  • Supervisão dobrada na distribuição dos alimentos;
  • Escala de funcionários por horário na distribuição, especificando em qual alimento está cada funcionário;
  • Campanha para comunicação com o RU.
Universidade Federal Delta do Parnaíba – UFDPar (Foto: Reprodução)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis ressaltou que continua discutindo com os demais setores institucionais, a fim de que outras medidas sejam adotadas e que se garanta à comunidade acadêmica o direito à alimentação saudável e adequada, bem como o cumprimento dos serviços contratados junto à Empresa Acesso.

“A UFDPar, repudiando o fato ocorrido, expressa o compromisso com a promoção de políticas institucionais de assistência estudantil, que garantam o acesso, a permanência e a qualidade da formação, principalmente com os/as estudantes que enfrentam diferentes vulnerabilidades econômicas e sociais”, disse em nota.

“Nesse sentido, a gestão se compromete publicamente com a dignidade humana das pessoas que fazem parte da sua comunidade acadêmica e com a dignidade humana das pessoas e coletivos para além dos seus muros”, concluiu a instituição. (Bruna Spíndola)

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