Um encontro híbrido, com representantes do Governo do Piauí reunidos no Palácio de Karnak e membros do Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério das Relações Exteriores e Presidência da República) em Brasília, foi realizado nesta terça-feira (23) para definir detalhes da 3ª Reunião Técnica da Força-Tarefa do G20 para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O evento será realizado de 22 a 24 de maio em no Centro de Convenções de Teresina.
A reunião teve como objetivo elaboração da logística para transporte, hospedagem, comunicação e segurança, visando receber as 54 delegações estrangeiras que participarão do evento em Teresina. O superintendente de Gestão e Governança da Secretaria de Governo, Thyago Januário, afirma que o Piauí ganha destaque no combate à fome e à pobreza, o que resultou na oportunidade de sediar uma das reuniões técnicas que antecedem o G20.
Últimos preparativos: Piauí e Governo Federal ajustam detalhes para receber representantes do G20
“Nesse período, o Piauí evoluiu seu PIB, estando o crescimento entre os dez maiores do país e o maior na Região Nordeste. Vamos mostrar para os integrantes do G20 as políticas públicas de sucesso que resultaram na melhoria da condição de vida da população, para que possam ser implementadas em outras nações”, relata.
Foram selecionados 30 voluntários bilíngues para auxiliar na comunicação com as delegações e prestar apoio às coordenações. A programação está pré-definida e contará com jantar de boas-vindas, reuniões técnicas e visita de campo. O Piauí contará, ainda, com um estande oficial no evento para divulgação de produtos típicos e atrações turísticas.
G20 em Teresina
Composto pelas maiores economias do mundo, como a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália e Canadá, o G20 discute iniciativas econômicas, políticas e sociais, além de traçar estratégias internacionais para os problemas que afligem o mundo, como o meio ambiente e as mudanças climáticas.
Este ano, o Brasil sediará o G20, com destaque para a inclusão de cidades de todas as regiões do país, inclusive Teresina, no Piauí. Os principais temas discutidos nesta edição serão o comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia e combate à corrupção.
Na capital do Piauí, o encontro ocorrerá entre os dias 22 e 24 de maio e vai tratar sobre o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. A inclusão de Teresina e de outras capitais fora do eixo Sul-Sudeste representa uma inovação nesta edição do Brasil. A descentralização das atividades visa transformar o G20 em um fórum mais inclusivo e acessível, ampliando sua representatividade.
Além de Teresina, o Brasil vai receber reuniões do G20 em Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e São Luís (MA)