Um pouco da história política de Parnaíba: Quais os ex-prefeitos que não se reelegeram?!

Nos comentários a respeito da desistência do deputado Federal Florentino Neto, da disputa pela prefeitura de Parnaíba, alguns desinformados disseram haver sido o deputado o único prefeito da cidade que não conseguiu se reeleger. E a verdade não é essa.

Na verdade, no ano 2000- o primeiro ano de reeleições nos municípios,  após a aprovação da lei, o então prefeito Moraes Sousa Filho perdeu a eleição para o médico Paulo Eudes que já tinha disputado 3 vezes o cargo de prefeito. Quatro ano depois, disputando com mais 4 candidatos, Paulo Eudes também perdia a eleição para José Hamilton, ficando em quinto lugar. E em 2016, tido como imbatível, com apoio de quase todos os vereadores, Florentino perdeu a reeleição para Mão Santa.

PREFEITOS COM 3 MANDATOS

Mão Santa e Zé Hamilton

Por outro lado, foram apenas o ex-prefeito José Hamilton e o atual, Mão Santa, que conquistaram 3 mandatos no município. Zé Hamilton, eleito em 1992, com o apoio de Mão Santa, foi eleito e governou de 1993 a 1996; Depois, se elegeu em 2004 e se reelegeu em 2008. E Mão Santa, que foi eleito pela primeira vez em 1988, assumindo no ano seguinte e governando até 1992. Depois, foi eleito pela segunda vez em 2016, reelegendo-se em 2020 para um mandato quer termina em 2024.

Teve ainda os irmãos Alberto Silva e João Silva Filho que governaram Parnaíba por duas vezes, em períodos distintos, considerando que naquele tempo não havia reeleição.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.