Universidade do DELTA, Polo industrial portuário do Timonha e grandes resorts darão a PARNAÍBA porte de Capital do Delta!

Por:Tomaz Teixeira

A cidade de Parnaíba a nossa capital do turismo, poderá, tomar um grande impulso, no momento em que for implantada a nova UNIVERSIDADE DO DELTA, projeto de autoria do senador 

Mão Santa e já aprovado, embora estejam com outro projeto em votação na Câmara e agora indo para o Senado. (um problema a ser resolvido pelo ex-governador Mão Santa que deve exigir que seja mantido o Projeto inicial, original, de sua autoria já aprovado primeiro no senado e depois na Câmara dos Deputados.) Um duplo projeto que tem que ser resolvido judicialmente, ou pelas mesas do Senado e da Câmara.

Mas, vamos ao que mais interessa. Parnaíba que tem porte de maior cidade do norte do estado e entrada para o único Delta das Américas tomará um impulso muito grande, pois, o Polo  Industrial do Timonha, vai puxar indústrias do mundo inteiro para o grande parque industrial a ser criado na margem direita que liga Parnaíba, Luiz Correia e Cajueiro da Praia, ao futuro Porto do Timonha, que muito breve trará uma grande surpresa aos políticos do Piauí, que durante um século lutaram pelo porto e nunca tiveram a competência de priorizá-lo. Vem aí uma grande surpresa relacionada ao porto do Vale do Timonha e para muito breve. Aguardem!!

Com o porto do Vale do Timonha, a construção de grandes Resorts, atraindo voos Charters e grandes Cruzeiros turísticos, navios de grande Porte, mais a Ferrovia, e, finalmente, o nascimento da verdadeira ZPE, pois a de hoje, é um sonho  perdido, pois sem porto e ferrovia, não tem como competir com as demais existentes no norte e no nordeste. Ressalte-se que, estão levando indústrias locais para a ZPE, que antes pagavam impostos ao estado e agora isentando-as do imposto, com produtos que já exportavam como a cera de Carnaúba. Mas, o mais importante, é que o Piauí exige de sua classe política, que priorize as obras acima citadas, pois elas fazem parte da infraestrutura, industrial e portuária a ser gerada, criada, pois o Complexo Industrial e Portuário do  Timonha, vai atrair as grandes industrias do sul do país, devido ficar mais próximo dos EUA, Miami e todo estado da Flórida reduzindo a distância em 3.500 km do que os demais portos do país,  Isso será o grande mote atrativo do porto marítimo do Piauí, no Vale do Timonha.

Esses dois projetos, a Universidade do Delta e do Porto do Vale do Timonha, mais a recuperação da ferrovia e a construção de   grandes ressortes, de grupos hoteleiros que já estão na Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, farão do litoral do Piauí, um dos mais modernos e avançados complexo turístico, educacional e industrial do nordeste, quando, finalmente, o Piauí, dará o seu grande grito de independência, na conquista do seu espaço industrial passando a figurar entre os estados que mais se desenvolvem no nordeste.

Mas, para que isso venha a acontecer, o piauiense precisa ajudar na escolha de um governador que tenha compromisso com esses projetos, lembrando que além desses, acima citados, precisamos da conclusão da rodovia Transcerrado, da  estrutura da barragem de Castelo como área de produção, canais de irrigação ao longo das margens do Parnaíba, desde suas nascentes ao desembocar no Atlântico, gerando gigante área de produção.

Vale lembrar ainda, da grande necessidade da navegação do Parnaíba, concluindo as eclusas de Boa Esperança, e promovendo a integração do litoral do Piauí com o interior do sul do Piauí, sempre pelas margens do Velho Monge. Não esquecendo a energia de qualidade, pois sem ela, não teremos como atrair indústrias de peso.

São propostas como essas que não se ouve na grande imprensa do Piauí, que apenas prima pela politicalha infernal, e muito menos dos políticos do estado, isso devido a mediocridade de nossa classe política, onde poucos são aproveitáveis como representantes à altura das carências e necessidades do Piauí.

Acorda Piauí, você tem um potencial muito grande inclusive de minérios e são mais de 100, com destaque para o gás GLP e petróleo, do calcário ao diamante, mas, faltam quilates na sua classe política, a maioria neófita e de pouca cultura.

Quem será esse governador com esse pensamento e com essa grandeza política? Sinceramente, dos que estão aí postos, nenhum!! INFELIZMENTE!!!

Muda Piauí, chega de mediocridade, é preciso pensar grande e com o valor e a criatividade de um Alberto Silva, que ainda nos deixa muita saudade e faz muita falta. É a nossa dura opinião de hoje, doa a quem doer.   

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.