Por mais que digam que todo o processo – da elaboração das provas à classificação dos aprovados e divulgação dos resultados – do concurso público da Câmara Municipal de Parnaíba seja de responsabilidade da “Dinâmica Consultoria”, não consigo acreditar que será um processo limpo, sem mutreta. Parece obsessão. E toda hora algo dentro de mim diz que vai ser um jogo de cartas marcadas.
Explico: Existem vereadores, ainda hoje, oriundos da época em que o prefeito de Parnaíba era Moraes Sousa Filho. Eram useiros e vezeiros em dar “pitaco” em concursos da prefeitura, querendo botar lá seus indicados e protegidos. Teriam mudado de comportamento?!Vão indicar os seus neste concurso? Este é o meu medo.
Outra coisa que me intriga:Para onde irá o dinheiro arrecadado com as inscrições do concurso? Ao preço de 35 reais o preço da inscrição para vigilante; 50 reais para agente administrativo e 80 reais para técnico em informática, quanto irão apurar?Já seria dinheiro “extra” para o caixa de campanha, de alguns membros da mesa diretora da Câmara?
Aliás, comenta-se que hoje todas as decisões da Mesa restringe-se aos vereadores Gustavo Lima e João Câncio Neto – presidente e tesoureiro, respectivamente, do Poder Legislativo. Os demais membros: Beto, Neta, Ronaldo, e Cardoso ficariam de fora das “grandes” decisões. Será verdade?
Em Tempo: Tem funcionários da Câmara Municipal de Parnaíba que mesmo não sendo efetivos, porque nunca houve concurso lá, já têm mais de 20 anos de Casa. Tem até um assessor, também antigo, que entende tudo de leis de Câmara e que vez por outra é chamado, quando se trata de “maquiar” uma coisa ou outra, ou seja, fazer o errado parecer certo.