Vereador de Bom Princípio investigado por estupro de vulnerável passa a cumprir prisão domiciliar no Piauí

O vereador de Bom Princípio do Piauí, Jacinto Costa, investigado pelo crime de estupro de vulnerável, passou a cumprir prisão domiciliar nesta segunda-feira (02/02), oito meses após ter sido preso. A decisão foi tomada após pedido da defesa, que alegou sérios problemas de saúde enfrentados pelo parlamentar.

Foto: ReproduçãoReprodução

De acordo com o advogado João Máximo, relatórios médicos e o prontuário prisional apontam que Jacinto apresenta picos hipertensivos constantes e necessita de acompanhamento médico especializado, o que, segundo a defesa, não poderia ser adequadamente garantido no sistema prisional. Diante disso, foi solicitada a conversão da prisão preventiva em domiciliar, sob o argumento de risco à saúde e à vida do investigado.

Jacinto estava detido desde maio do ano passado na Penitenciária Mista de Parnaíba Juiz Fontes Ibiapina e, recentemente, havia sido transferido para a Penitenciária Hospital Humberto Reis da Silveira, no município de Altos. Com a nova decisão judicial, ele passou a cumprir prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica na cidade de Parnaíba, onde também possui residência.

O vereador é investigado por suposto abuso sexual contra uma adolescente. Em 2021, o caso chegou a ser denunciado ao Conselho Tutelar de Bom Princípio do Piauí, mas foi arquivado por falta de provas. No entanto, no início de 2025, após a identificação de novos elementos probatórios — como áudios extraídos do celular da vítima e depoimentos de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) — o Ministério Público do Piauí solicitou a reabertura do inquérito, o que resultou na prisão do parlamentar.

Segundo a acusação, Jacinto teria se aproveitado de sua condição financeira e influência política para se aproximar da vítima e cometer os abusos. O caso segue sob investigação e o vereador permanece à disposição da Justiça.(180graus)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.