O vereador Antônio Diniz (PRTB) disse que em fevereiro, quando do retorno das sessões do Legislativo, pretende ampliar o debate a respeito do agendamento de consultas por meio eletrônico na rede básica de saúde do SUS, no âmbito do município de Parnaíba. Ele já propôs esta providência, através de um requerimento, aprovado no final do ano passado, em que solicitou do Prefeito Florentino Neto a criação do Serviço de Agendamento Eletrônico de Consultas e Exames Médicos, na rede de saúde do município.
“Este serviço deverá ser disponibilizado por meio de acesso à internet, central telefônica (call center) e ainda de forma presencial nas Unidades Básicas de Saúde, a fim de possibilitar ao usuário a marcação de consultas e exames em tempo real” justificou o vereador.
Para Diniz, a medida viria proporcionar aos usuários o atendimento rápido e de melhor qualidade, evitando as atuais cansativas e longas filas, além de contribuir para a economia de recursos humanos, materiais e financeiros, utilizados na rede pública municipal de saúde.
“Atualmente o usuário do sistema SUS no município, para agendar consultas e exames, tem que se dirigir a uma unidade de saúde, sendo obrigado a aguardar horas nas filas até que o atendimento seja feito. É um atendimento lento e precário, porque as pessoas geralmente são obrigadas a madrugar nas unidades de saúde, caso contrário não é feito o agendamento”, explicou Diniz.
Ainda sobre o assunto, já está na Câmara Municipal, tramitando nas comissões, um projeto de lei de autoria do vereador, que deverá ser colocado em pauta em fevereiro. No projeto é proposto que, para que sejam viabilizados os serviços previstos, o Poder Executivo deve disponibilizar: programa informatizado nas UBSs; Central Telefônica (Disk-Saúde) e Acesso do sistema via internet (Portal).