A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou requerimento de autoria da vereadora Neta Castelo Branco de Sousa solicitando o envio de correspondência ao prefeito Francisco de Assis de Moraes Sousa e à Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Adalgisa Moraes Sousa, pedindo a ampliação da equipe que presta atendimento no CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social.
Ele explicou haver prometido, durante realização de audiência pública que discutiu a violência contra crianças e adolescentes, que iria reivindicar junto à secretária Adalgisa a instalação de mais um CREAS no município. “Mas, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Assistência Social, recomenda-se como parâmetro de referência à implantação de um CREAS apenas para cada 200 mil habitantes, sendo que Parnaíba ainda não atingiu a marca para ter mais um. Por essa razão a solução mais adequada para o momento é que se invista na ampliação da equipe e dos atendimentos que já são prestados”, justificou a vereadora.
A vereadora explicou ainda que “todas as ações desenvolvidas pelo CREAS visam assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar Às pessoas em situação de violência, priorizando o fortalecimento dos vínculos familiares e a capacidade protetiva das famílias. Portanto, é notória a importância do seu papel no cenário em que as políticas sociais podem trazer novas perspectivas e mudar o rumo de uma vida e de toda uma comunidade”, pontuou Neta.