Aparecida Ferreira – Coordenadora do NES/VISA
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Educação em Saúde, da Vigilância Sanitária (NES); o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a Superintendência do Setor Primário realizam nesta quinta-feira (12) uma reunião para tratarem das normas e legalização dos abatedouros de aves do município de Parnaíba. O evento acontecerá no auditório da Prefeitura, na Rua Itaúna, às 16hs.
De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da Vigilância Sanitária (NES/VISA), Maria Aparecida Ferreira, o objetivo desse encontro é apresentar aos donos de abatedouros de frangos a importância do SIM (Selo de Inspeção Municipal) na cidade, “que trata das boas práticas da manipulação de alimentos e também do gerenciamento de resíduos, que vem causando muitos problemas em Parnaíba, porque quem manipula as penas dos frangos, alguns jogam nas ruas e nos esgotos e isso gera problemas para a saúde pública do município”, disse.
Ela acrescenta que o Selo de Inspeção Municipal (SIM) vai mostrar para a população que o frango está saindo de um local inspecionado. Só vai vender o frango quem estiver com o SIM. “Isso é importante porque a população vai se alimentar melhor, com qualidade, sabendo a origem do frango, que vai passar por fiscalização. O prefeito Mão Santa está preocupado com a qualidade dos alimentos que são oferecidos para a população”, frisou.
Nessa reunião – disse ela – estarão presentes os revendedores, representantes de frangos, “porque eles têm que saber que só podem deixar no abatedouro um frango sadio, pronto para abate e consumo. Todos estão sendo convocados. Por isso o Setor Primário, junto com a Vigilância Sanitária, todos estão envolvidos neste processo. O Núcleo de Educação em Saúde é quem está fazendo toda essa busca”.
PROGRAMAÇÃO DA REUNIÃO
ABERTURA, feita pelo Prefeito municipal: Francisco de Assis Moraes Souza; Secretaria da Saúde – Rejane Moreira.
APRESENTAÇÕES: 1ª apresentação – Superintendência do Setor Primário, Ismael Abreu; 2ª apresentação – PROCON, Rosângela Mourão; 3ª apresentação – Diretoria da Vigilância Sanitária /Núcleo de Educação em Saúde – NES, Esther de Vasconcelos Mavignier, Aparecida Ferreira; 4ª apresentação – Sistema de Inspeção Municipal – SIM, Inaldo Torres de França.