Localizada a 300 quilômetros de Teresina, Jerumenha foi a terceira cidade a ser fundada no Piauí. Hoje, com 4.500 habitantes, o principal problema é a falta de segurança. Na visita que fez à cidade nesta terça-feira (12.08) o candidato a governador Wellington Dias, do PT, assumiu o compromisso de levar segurança aos moradores daquele município.
Os relatos de crimes e assaltos são frequentes em toda a cidade. Em Junho, o assassinato do aposentado José Rodrigues chocou a população. Ele foi morto em casa por um assaltante. O homem confessou que só queria o dinheiro do idoso, mas com o aposentado acordou e o viu, o acusado resolveu matá-lo. O acusado foi preso 15 dias após o crime.
Corroborando com a sindicalistas, o funcionário público Paulo Henrique Alves de Sousa destacou que Jerumenha está “igual ao Rio de Janeiro” em termos de violência. Ele pediu a presença de um delegado na cidade. “Nós precisamos de segurança”, reclamou o funcionário público.
A tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jerumenha, Ediane Martins disse que a violência assusta a todos. Os assaltos e furtos são constantes. E só há um policial que mora na cidade. Além disso, as ocorrências têm que ser registradas em Guadalupe, cidade que fica a 42 km de Jerumenha. “Às vezes as pessoas desistem de registrar uma ocorrência por falta de dinheiro para fretar carro até Guadalupe”, diz Ediane.
O candidato do PT ao Governo do Estado afirmou estar preocupado com essa situação, porque, segundo relatos de violências e crimes têm sido recorrentes em todas as visitas que vem fazendo ao mais diferentes municípios do Piauí. Wellington Dias afirma que vai mudar essa situação de insegurança. “O nosso compromisso é reestruturar a delegacia, colocando viaturas, comunicação e mais policiais”, garantiu o petista.(Portalaz)
