90% dos beneficiados aprovam serviços do Piauí Conectado

A pesquisa foi feita com usuários e revela o nível de excelência da PPP de internet.

Os dados são do relatório semestral da PPP Piauí Conectado, realizado pelo Verificador Independente, empresa responsável por avaliar o desempenho das concessionárias por meio de indicadores pré-estabelecidos. O Verificador Independente é o ente imparcial que acompanha a execução do da PPP para atestar a qualidade dos serviços e se eles estão de acordo com o que foi contratado.

Mensalmente, o Verificador Independente aplica questionários aos usuários do Projeto Piauí Conectado para saber o grau de satisfação com os serviços de atendimento, orientação e suporte promovido pela concessionária. As respostas dos questionários são coletadas no momento da vistoria nos pontos de acesso da PPP e permitem aos usuários avaliar os serviços como excelente, bom, regular, ruim ou péssimo.

Os questionários referentes ao ano de 2021 apontaram que as avaliações dos usuários quanto à qualidade do serviço de atendimento registraram 2.457 respostas como ‘excelente’, 43 ‘bom’, cinco ‘regular’ e nenhum ‘ruim’ ou ‘péssimo’. Já no que diz respeito à qualidade dos serviços de operação e suporte, foram registrados 1.283 avaliações ‘excelente’, 151 ‘bom’, cinco ‘regular’, seis como ‘ruim’ e dois como ‘péssimo’. Assim, a média é de 93,5% das respostas categorizadas como “EXCELENTE”, confirmando que nível de satisfação do usuário é elevado.

Antônio Moreira Lima, de 43 anos, é comerciante na cidade de Oeiras, localizada a 313 km da capital. Ele afirma que o ponto de acesso público na praça em frente ao seu negócio fez muita diferença, pois a internet chama a atenção da clientela que hoje em dia busca estar sempre conectada. “É muito bom para mim porque os jovens vêm para se conectar, enviar trabalhos, fazer alguma coisa e veem a pizzaria, o restaurante. Inclusive, eu tinha minha internet particular, mas já que colocaram a internet na praça tirei a minha e fiquei muito grato por essa internet grátis na frente do meu estabelecimento”, conta.

O acesso à internet é uma ferramenta de transformação social especialmente no contexto do processo de ensino-aprendizagem. A PPP Piauí Conectado trabalha para levar conectividade a todas as unidades de ensino da rede pública estadual e atualmente mais de 600 unidades de ensino e gerências regionais de educação espalhadas pelo estado já contam com a infraestrutura de internet de alta qualidade.

Uma dessas escolas é o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Maria Modestina Bezerra, localizado no bairro Novo Horizonte, em Teresina, que conta com ponto de acesso à internet banda larga há dois anos e infraestrutura com laboratório de informática e computadores para os alunos. “No início de 2020, o Centro foi contemplado com o sinal de wi-fi, que facilitou muito a rotina de aulas remotas durante a pandemia. Hoje a internet é uma necessidade e com certeza o projeto Piauí Conectado veio para melhorar a vida dos nossos alunos”, afirma Clarisse Maria, diretora do CETI Modestina Bezerra. Apenas esta unidade escolar tem mais de 400 alunos matriculados.

O Projeto Piauí Conectado é uma Parceria Público-Privada para construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem, incluindo serviços associados para o Governo do Estado do Piauí. A PPP Piauí Conectado já instalou 1.784 pontos de internet de fibra ótica de alta qualidade, somando órgãos estaduais e espaços públicos, distribuídos em 167 municípios. (Tereza Val)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.