“Fazer o bem sem olhar a quem”. Foi assim que Ação Global contou com solidariedade de 1.772 voluntários e 66 parceiros para faz a diferença na 25ª edição da Ação Global, que foi realizado neste sábado (26), na Escola Municipal Professora Albertina Furtado Castelo Branco (CAIC).
Para Eudson Romiro Melo, que trouxe o “Espaço Cuidar para Ação” e se dispôs a trabalhar como voluntário. Este ano a ação é um dia de doação. É um dia que você, que se dispõe a atender as pessoas, de coração aberto para atender quem precisa”, destaca.
Durante todo o dia a população teve acesso a atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação, lazer e cidadania. Emissão de CPF, teste de Glicemia, orientação Nutricional, aplicação de flúor, palestras, oficina de leitura, pintura, orientação jurídica, informações sobre MEI (Micro empreendedor individual), corte cabelo, dança, capoeira e apresentações culturais.
Com o foco na educação, foi o tema da Ação Global deste ano “Educar para transformar”. Foi um dia para oferecer serviços básicos para quem não tem acesso no dia a dia. São serviços essencias para vida de qualquer pessoa. Os serviços fazem uma grande diferença na vida de qualquer pessoa.
Cada estande se organizou para atender à comunidade. Segundo o secretário de saúde, Leonardo Correia, o espaço saúde foi o mais procurado pela população. “Prestamos atendimento médico e realizamos alguns exames. Vamos dar continuidade nas UBSs. Também teve uma grande procura pelos serviços de aferição de pressão e glicemia; avaliação e orientação nutricional, fonoaudióloga, dentre outros”.
Ele destacou também a importância da mobilização do pessoal da saúde nesse evento. “Toda a estrutura da saúde se mobilizou para essa ação global porque compreendemos a importância de levar a saúde para os bairros. Todos os anos participamos. Mas esse ano teve uma mobilização maior, porque que contamos com 50 profissionais de todas as áreas da saúde para atender uma quantidade maior de pessoas. Percebemos também que os profissionais vêm com uma garra para fazer seu melhor de forma solidaria, isso faz a diferença”, destacou secretário de saúde.
A realização é do SESI e TV Clube, afiliada da Rede Globo, com iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). A Ação ofereceu à população atendimentos, das 9h às 16h.
Ao final do evento foram registrados os seguintes resultados:
Parceiros: 66
Voluntários: 1772
Atendimentos: 35520
Pessoas atendidas: 17.760
TEXTO /FOTOS: Jornalista Camila Neto