Ação social aumenta oferta de exames de prevenção e rastreio do Câncer do colo de útero

Cerca de 500 mulheres foram beneficiadas durante o mês de março, dedicado à prevenção e rastreio do câncer de colo de útero, com exames e palestras educativas realizadas pelo Hospital Marques Basto.

A ação social desenvolvida pelo setor oncológico do Hospital levou aos 11 municípios da Planície Litorânea um aumento na oferta do exame de PCCU realizado diariamente nos postos de saúde e palestras. “O objetivo é conscientizar as mulheres com vida sexual ativa da importância do exame de prevenção do câncer de colo de útero. Percebemos que muitas mulheres chegam ao tratamento oncológico tardiamente devido a falta da prevenção”, explicou Jakeline Costa, assistente social da UNACON – Parnaíba.

De acordo com Jakeline, a mulher deve fazer anualmente. “É importante fazer o exame, mas caso dê negativo por dois anos seguidos, ela pode ficar até 3 anos sem fazer o PCCU e posteriormente começa um novo ciclo. Mas atenção, é preciso fazer o acompanhamento médico”.

A realização periódica do exame de Papanicolaou vem sendo reconhecido como estratégia mais efetiva na redução da mortalidade por esse tipo de tumor, assim como, a vacinação contra o HPV.

Hospital e Maternidade Marques Basto, o único da região norte do Estado em atendimento de alta complexidade! Marque sua consulta pelo número (86) 3315– 7000 (whatssap) ou (86) 3315 – 7001.

Deixe uma resposta