O Cartunista Albert Piauhy foi um dos participantes hoje, da audiência pública na Câmara Municipal, que discutiu com estudantes, historiadores, representantes do Iphan, vereadores e representantes de outros segmentos sociais da cidade, a situação de depredação do patrimônio histórico de Parnaíba.
Albert Piauhy, que é o atual superintendente de cultura do município, disse que “virou esporte nacional a sociedade culpar as autoridades por tudo. Mas é hora também de culpar a sociedade. Muitos prédios de Parnaíba estão caindo, sendo destruídos, tudo sob o olhar omisso da sociedade. E os parnaibanos não reclamam, não escrevem sobre o assunto. Por isso também devem ser responsabilizados pelo abandono do patrimônio histórico da cidade”, pontuou.
Ele disse que chorou ao chegar em Parnaíba para morar, vindo de Teresina, ao ver “a situação do patrimônio histórico da cidade. Inclusive fez um documentário a respeito. “Vamos chamar a sociedade. Algo deve ser feito”, enfatizou. Ele disse que pretende atuar em favor do patrimônio histórico local e disse que, ao procurar um prédio para colocar uma escola de música se deparou com o Grupo Escolar José Narciso, no Bairro São José. “É um prédio lindo. Virou um antro de marginais. E eu ando atrás de saber quem vai notificar o governo do Estado por aquela situação. Qual a autoridade que vai reclamar? Aquele é também um prédio histórico e talvez nem esteja na área de tombamento” – destacou.