APAE de Parnaíba na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

De 21 a 28 de Agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano terá como tema “Desafiando os limites, superando as deficiências”.
Mais de 2.000 cidades do país estão comemorando esta data e Parnaíba é uma delas, pois “temos uma das 50 melhores APAEs do país”.
De acordo com o presidente da APAE de Parnaíba, Themístocles  Gomes, “neste ano sentimos a necessidade de fazermos algo mais perante o que há tempos está ocorrendo com o movimento a nível nacional. No primeiro dia da Semana, 21, quarta-feira a APAE fará uma manifestação pacífica a fim de cobrar dos gestores nos âmbitos municipal, estadual e federal uma solução para a questão da inclusão radical dentre outras reivindicações”, destaca, salientando: “vamos mobilizar e exigir que o Poder Municipal reconheça a APAE como instituição regular para pessoas com deficiência e invista na educação inclusiva que a Apae de Parnaíba executa. Precisamos atuar como acontece no Paraná, onde uma lei amparada no programa “todos pela educação”, torna obrigatório que as escolas básicas de educação especial tenham os mesmos direitos e recursos que o município destina às escolas da rede municipal de ensino. Se o prefeito Florentino quiser e fizer a sua parte, Parnaíba será uma das cidades pioneiras no Brasil”.
A APAE tem como meta utilizar o espaço da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para realizar ações para a promoção das questões apaeanas que vão desde a luta pela defesa de direitos das pessoas com deficiência até a conquista de novos espaços de inclusão em Parnaíba.
”É importante ressaltar que as manifestações de toda a Família APAEANA, contrárias ao fechamento de escolas especiais e centros de atendimentos especializados mantidos por entidades filantrópicas, estão acontecendo porque acreditamos que as barreiras que impedem a escolarização da pessoa com deficiência não estão na sua entrada e/ ou permanência na escola especial, mas, certamente, na exclusão de qualquer possibilidade de seu ingresso no sistema educacional”, destaca Themístocles, 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.