Água só corre para o mar?

A denúncia divulgada pelo Portal Manchete Nacional e repercutida também pela Silas TV sobre o patrocínio de R$ 700 mil do Governo do Estado para um encontro de ginecologia continua dando o que falar  nos bastidores políticos e esportivos do Piauí. O evento, segundo as reportagens, teria sido presidido pela médica Kaliana Bandeira, irmã do ex-secretário de Educação e hoje pré-candidato a vice-governador, Washington Bandeira.

Enquanto isso, a realidade enfrentada por atletas piauienses é completamente diferente. Ontem, a Silas TV mostrou o apelo da presidente da Federação Piauiense de Atletismo, relatando que buscou apoio do Governo do Estado, inclusive transporte para que atletas representassem o Piauí nas competições Norte-Nordeste, mas não teria conseguido atendimento. Diante da negativa, a Federação iniciou uma vaquinha para arrecadar recursos e garantir a participação dos atletas nas disputas.

A comparação inevitavelmente levanta perguntas  sobre prioridades da gestão pública. De um lado, um evento recebendo patrocínio de R$ 700 mil. Do outro, atletas piauienses enfrentando dificuldades até para viajar e representar o estado em competições oficiais. Eita , que no Piauí , a água só tem corrido para o mar e não chegando onde o povo precisa. (Silas Freire)

Congresso Espírita da Mediunidade será realizado em Parnaíba no mês de junho

Congresso Espírita da Mediunidade será realizado entre os dias 5 e 7 de junho, em Parnaíba, trazendo como tema central “O Sofrimento Psíquico e a Intervenção Espiritual”.

O evento acontecerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, localizado na BR-343, reunindo participantes, estudiosos e trabalhadores do movimento espírita.

A programação deve abordar reflexões sobre espiritualidade, saúde emocional, mediunidade e acolhimento espiritual, promovendo debates e palestras voltadas ao tema.

As inscrições podem ser realizadas através do site oficial: www.caridadefe.org.br

Motociclista morre após colisão frontal entre motos no Conjunto Dom Rufino II, em Parnaíba

Imagem da vítima: Plantão Parnaíba 24Horas

Um grave acidente registrado na noite deste domingo resultou na morte de um motociclista no Conjunto Dom Rufino II. A colisão aconteceu por volta das 22h30, em um cruzamento da Rua Veras Neto.

Segundo informações da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran), duas motocicletas colidiram de frente. Com o impacto, um dos condutores não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.
O outro motociclista ficou ferido, assim como uma criança de 10 anos que estava como passageira em uma das motos. As vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e outra unidade de saúde da região.
O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo da vítima fatal.

Marcha dos prefeitos começa em Brasília e vira palco de disputa política no Piauí

Começa terça-feira (19), em Brasília, mais uma edição da tradicional Marcha dos Prefeitos, evento que reúne gestores municipais de todo o país em busca de mais recursos e defesa dos interesses das prefeituras. Entre os principais temas deste ano estão a pressão para retirar do Supremo Tribunal Federal a discussão sobre a redistribuição dos royalties do petróleo e a cobrança por compensações aos municípios diante das perdas provocadas pelas mudanças no Imposto de Renda. Mas além da pauta municipalista, a Marcha também virou palco de uma intensa disputa política no Piauí.

O deputado governista  Francisco Costa, articulou junto à bancada federal um encontro para demonstrar força política e tentar evidenciar apoio entre prefeitos piauienses. Do outro lado, a oposição também se movimenta. O senador Ciro Nogueira deve reunir prefeitos e lideranças durante a programação em Brasília, em um gesto político para mostrar que continua com influência e prestígio entre os gestores municipais, mesmo após ter sido alvo de desgastes políticos recentes envolvendo a operação da Polícia Federal sobre o banco Master.

Nos bastidores, a avaliação é de que a Marcha dos Prefeitos servirá não apenas para discutir recursos para os municípios, mas também como um grande termômetro político antecipado das alianças e da força de grupos para as eleições de 2026. (Silas Freire)

INSS começa a notificar beneficiários pelo WhatsApp para regularização da prova de vida

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber notificações pelo WhatsApp para regularização da prova de vida. O comunicado é destinado somente às pessoas que não tiveram informações recentes localizadas nos sistemas automáticos do governo federal.

Redes Sociais - Foto: Reprodução/InternetRedes Sociais – Foto: Reprodução/Internet

As mensagens são enviadas pela conta oficial “Governo do Brasil”, identificada com selo azul de verificação, e também ficam disponíveis na caixa postal do aplicativo Gov.br.

A prova de vida é um procedimento utilizado para confirmar que o beneficiário continua vivo, evitando fraudes e pagamentos indevidos. Desde 2022, o processo passou a ser realizado automaticamente por meio do cruzamento de dados em bases oficiais do governo, dispensando a necessidade de comparecimento anual ao banco ou às agências do INSS para a maioria dos segurados.

Na prática, o sistema verifica se o cidadão realizou recentemente algum procedimento oficial, como vacinação, emissão de documentos, votação em eleições, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou atendimento em órgãos públicos.

Quando não há movimentações recentes identificadas, o beneficiário é convocado para fazer a comprovação manualmente.

Quem precisa fazer

Segundo o INSS, apenas os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração que receberam notificação oficial precisam atualizar a prova de vida.

Quem não recebeu aviso pelo WhatsApp, aplicativo Gov.br ou alerta no extrato bancário não precisa tomar nenhuma providência neste momento.

Como regularizar

A atualização pode ser feita de diferentes formas:

  • Pelo aplicativo Meu INSS, para usuários com conta prata ou ouro no Gov.br;
  • Pelo aplicativo Gov.br, com reconhecimento facial;
  • No banco onde o benefício é pago;
  • Pelo aplicativo da instituição financeira, nos bancos que oferecem biometria facial;
  • Presencialmente na agência bancária responsável pelo pagamento.

No Gov.br, o usuário deve acessar a opção “Prova de Vida”, verificar a pendência e seguir as orientações para validação facial.

Como consultar a situação

Os beneficiários podem verificar se a prova de vida está regularizada pelos seguintes canais:

  • Site ou aplicativo Meu INSS;
  • Central telefônica 135;
  • Extrato bancário do benefício;
  • Caixa postal do aplicativo Gov.br.

Caso a situação esteja em dia, o sistema mostrará a data da última atualização cadastral.

Governo alerta para golpes

O governo federal também reforçou o alerta sobre tentativas de fraude envolvendo a prova de vida. Segundo o INSS, as mensagens oficiais não enviam links externos, não solicitam senhas, CPF, dados bancários ou pagamentos via Pix.

A orientação é que os beneficiários utilizem apenas os canais oficiais para evitar golpes e vazamento de informações pessoais.

Delação pode ter fracassado: Mendonça manda Vorcaro de volta para cela comum

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master | Foto: Reprodução/redes sociais.

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro foi transferido nesta segunda-feira (18) para uma outra cela, na superintendência da Polícia Federal em Brasília, e submetido pelo ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), submetido às “regras de funcionamento ordinária” do cárcere. Uma das consequências da mudança é a restrição a visitas de advogados com a frequência que se verificava até agora. Investigado por fraude no Banco Master e outros crimes, Vocaro está sob prisão preventiva desde 19 de março.

Ele foi retirado das acomodações antes ocupadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e levado a uma cela comum, onde são colocados presos de passagem pela superintendência. Pode significar que ele estaria na iminência de ser levado de volta à Papuda, caso se confirme que fracassou sua tentativa de acordo de delação premiada.

Informações divulgadas pelo site Metrópoles indicam que a nova cela de Vorcaro não teria sequer um banheiro decente. “O local, na avaliação dos aliados do banqueiro, seria pior do que qualquer cela existente na Papuda, na Papudinha e até na Penitenciária Federal de Brasília, onde ele já ficou preso”, diz o site.

Se antes o Vorcaro poderia receber os advogados entre 9h e 17h, agora as visitas estão limitadas a duas vezes ao dia, trinta minutos cada. os advogados somente poderão visitar Vorcaro duas vezes ao dia, por 30 minutos cada, e sem instrumentos de trabalho. Até então, Vorcaro podia receber advogados das 9h às 17h, sem restrições.(Diário do Poder)

Lula ignora ataque aos brasileiros em Portugal

Presidente Lula. (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ABr).

Entra em vigor nesta terça (19) a nova lei migratória de Portugal, que cumpre o objetivo de inviabilizar a permanência dos cerca de 500 mil brasileiros no país. A lei impede regularização de turistas, alonga prazos para reagrupamento familiar, limita vistos de trabalho, eleva requisitos para cidadania etc. Muitos dos negligenciados deixaram o Brasil fugindo de crise e da insegurança geradas, em boa medida, por sucessivos governos do PT. Lula faz silêncio – e isso não é diplomacia, é omissão.

Tibieza na pauta

Na visita de Lula a Portugal, em abril, prevaleceu a tibieza: o primeiro-ministro Luís Montenegro tratou do tema com mais clareza do que Lula.

Futuro incerto

Agora veem seu futuro ameaçado muitos que construíram raízes, pagam impostos e contribuem para a economia portuguesa.

E a ‘reciprocidade’?

É constrangedor o contraste com a rapidez da retaliação aos Estados Unidos, após a expulsão de um delegado que extrapolou funções.

Retribuição

Portugal “retribui” desse modo o histórico de acolhimento de portugueses pelo Brasil, em momentos de dificuldades econômicas ou políticas.(Cláudio Humberto)

Convocação da seleção se transforma num espetáculo grotesco e patético

Convocação da Seleção Brasileira muda horários na programação da Globo

Everaldo Marques foi um dos apresentadores da patuscada

Carlos Newton

Desta vez, a Copa do Mundo é nossa. Nenhum país conseguirá produzir um espetáculo tão ridículo e deprimente quanto o show preparado pela TV Globo e pela Confederação Brasileira de Futebol para a anunciar os 26 jogadores convocados para a competição.

É triste constatar que a TV Globo, depois de se tornar uma das mais respeitadas emissoras do mundo, tenha sido capaz de apresentar um programa tão deplorável e ridículo. Foi uma produção milionária em custo para a CBF, ainda não se sabe quanto a Globo cobrou, mas o resultado foi pífio, estúpido e entediante.

DEU SAUDADE – Os brasileiros têm saudade dos tempos em que a Globo era dirigida por executivos brilhantes, como Walter Clark e Boni de Oliveira. Hoje, a emissora é gerida por um neto de Roberto Marinho, que está conseguindo destruir um trabalho admirável do ponto de vista técnico, embora deplorável do ponto de vista político.

E a importância da tão esperada lista de convocados se perdeu em meio a um espetáculo marcado pela mediocridade e falta de imaginação criativa. Foi lamentável.

A única coisa positiva foi a convocação de Neymar. Se entrar em campo para jogar os últimos 30 minutos de cada jogo, vai fazer a diferença. Já foi campeão olímpico, pode ser campeão mundial.(Tribuna da Internet)

Denúncia aponta caso de drogas em unidade hospitalar em Parnaíba e levanta suspeita de omissão da gestão

Uma denúncia feita por funcionários aponta a presença e circulação de entorpecentes nas dependências do Hospital Nossa Senhora de Fátima, unidade anexa ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.

Segundo os relatos, uma quantidade de maconha já fracionada teria sido encontrada na unidade no dia 7 de abril, em uma área comum do hospital. Após o ocorrido, funcionários teriam sido ouvidos pelo setor de Recursos Humanos do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), organização social responsável pela administração da unidade.

De acordo com informações repassadas por servidores, um agente de portaria é apontado como principal suspeito. Imagens de câmeras de segurança também estariam sendo analisadas internamente. Há ainda relatos de que o funcionário teria comportamento compatível com uso de substâncias ilícitas durante o expediente, dentro da unidade hospitalar.

A denúncia também levanta questionamentos sobre a conduta da gestão, uma vez que, até o momento, não há confirmação de registro de Boletim de Ocorrência, afastamento do servidor envolvido ou encaminhamento do material apreendido às autoridades policiais.

Outro ponto mencionado pelos denunciantes é a suspeita de que o ambiente estaria sendo utilizado de forma indevida para circulação ou possível comercialização de drogas, o que aumenta a preocupação entre funcionários e pacientes.

Até o fechamento desta matéria, não há confirmação de investigação formal por parte da Polícia Civil. O espaço segue aberto para manifestação do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) e demais órgãos citados. (Encarando)

Deputado Dr. Hélio acompanha fase final das obras do Mercado Municipal de Luís Correia

O deputado estadual Dr. Hélio esteve em Luís Correia acompanhando as obras do novo Mercado Municipal, que já se encontram em fase final de execução. A agenda reforça o compromisso do parlamentar com o acompanhamento de investimentos e ações voltadas ao desenvolvimento do município e à melhoria da qualidade de vida da população.

Deputado Dr. Hélio acompanha fase final das obras do Mercado Municipal de Luís Correia – Foto: Divulgação

A obra, realizada em parceria com o governador Rafael Fonteles e a prefeita Maninha, representa uma importante conquista para a cidade, sendo considerada um antigo sonho dos moradores e comerciantes locais. O novo espaço irá oferecer mais estrutura, organização e conforto para trabalhadores, consumidores e visitantes, fortalecendo também a economia do município.

Durante a visita, Dr. Hélio destacou a importância do mercado para o desenvolvimento de Luís Correia, ressaltando que o equipamento público contribuirá diretamente para gerar mais oportunidades, valorizar o comércio local e garantir melhores condições para os trabalhadores que utilizam o espaço diariamente.

Deputado Dr. Hélio acompanha fase final das obras do Mercado Municipal de Luís Correia – Foto: Divulgação

“É uma obra muito importante para Luís Correia, aguardada há muitos anos pela população. Ver esse sonho se tornando realidade é motivo de alegria e reforça nosso compromisso de seguir trabalhando por melhorias concretas para o povo”, afirmou o parlamentar.

O deputado também ressaltou a parceria com o governador Rafael Fonteles e a prefeita Maninha, destacando que a união de esforços tem possibilitado avanços importantes para o município em diversas áreas.

Deputado Dr. Hélio acompanha fase final das obras do Mercado Municipal de Luís Correia – Foto: Divulgação

A expectativa é de que o novo Mercado Municipal seja entregue em breve, beneficiando diretamente comerciantes, feirantes e toda a população de Luís Correia, além de contribuir para o fortalecimento da economia e da infraestrutura urbana da cidade.(Lupa1)

Projeto Mais Cidadania chega a Parnaíba com mais de 30 serviços gratuitos

O projeto Mais Cidadania iniciou nesta semana uma grande ação social em Parnaíba, oferecendo mais de 30 serviços gratuitos para a população. A iniciativa acontece até sexta-feira (22/05), das 8h às 15h, na sede da Sedesc, localizada na Avenida Deputado Pinheiro Machado, no bairro Rodoviária, em parceria com o Tribunal de Justiça e a Justiça Itinerante do Piauí.

Entre os serviços disponibilizados estão emissão de documentos pessoais, atendimentos do CadÚnico, serviços do programa Minha Casa Minha Vida, vacinação, testes rápidos, emissão da carteira de trabalho digital, orientações jurídicas, reconhecimento de paternidade, teste de DNA, acordos judiciais, atendimentos de saúde, suporte para MEIs e pequenos empreendedores, além de assessoria em parceria com o Sebrae.

O prefeito Francisco Emanuel destacou que o objetivo da ação é aproximar os serviços públicos da população, facilitando o acesso principalmente para quem mais precisa.

“Estamos ofertando mais de 30 serviços, que vão desde segunda via de certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito, reconhecimento de paternidade, ou seja, mais de 30 serviços que a gente está disponibilizando durante a semana inteira para que a população possa vir até aqui de maneira mais fácil, de maneira mais simples. Temos diversos ônibus do Tribunal de Justiça e da Justiça Itinerante justamente para facilitar para as pessoas. Então a gente realmente está fazendo de fato as políticas públicas chegarem em quem mais precisa”, afirmou o gestor.

Francisco Emanuel também ressaltou a organização e a agilidade no atendimento ao público durante os primeiros dias da ação.

“A gente vê aqui que nem acúmulo de pessoas tem devido à agilidade. Entre os serviços oferecidos estão vacinação, testes rápidos, emissão de carteira de trabalho digital, orientações jurídicas, reconhecimento de paternidade, solicitação de documentos, atendimentos do CadÚnico, além de suporte para MEIs e pequenos empreendedores. A programação busca facilitar o acesso da população a serviços essenciais em um único local”, destacou.

O prefeito ainda anunciou que a programação será encerrada com um grande casamento comunitário, considerado o maior já realizado no município.

“A gente vai finalizar na sexta-feira o maior casamento comunitário da história de Parnaíba. São mais de 150 casais e, assim como a gente fez também lá nos 15 anos, vamos fazer um momento muito especial para que esses casais tenham momentos inesquecíveis”, completou.

A secretária da Sedesc, Anália Priscilla, reforçou que toda a estrutura foi preparada para garantir atendimento gratuito e acessível à população.

“Estamos aqui todos empenhados com essa parceria com o Tribunal de Justiça e a Justiça Itinerante para melhor atender a nossa população, principalmente as que mais precisam. Vale lembrar também que são mais de 30 serviços prestados aqui, entre saúde e justiça, e também destacar que são serviços gratuitos. Então toda a população que estiver necessitando desses serviços pode vir. Também estamos divulgando nas nossas redes sociais a questão da documentação e tudo o que é necessário para atender toda a população”, afirmou.(Conecta Piaui)

Parnaíba virou um emaranhado suspenso

Por Danilo Vasconcelos | texto e fotos
Curiosamente, o grande debate estético da cidade talvez ainda seja o grafite no muro. Porque o emaranhado elétrico já foi absorvido como linguagem urbana legítima. O abandono ganhou autorização visual. A poluição só escandaliza quando carrega tinta, questionamento ou expressão.
Pode ser uma imagem de texto que diz "Parnaíba por um opini . parnaiba"
O caos, quando vem embalado em fios, ferrugem e negligência, recebe outro nome: rotina.
A prefeitura culpa a Equatorial Energia. A Equatorial Energia transfere a responsabilidade às operadoras. As operadoras apontam para a infraestrutura precária. E assim nasce mais um fio caído: órfão, anônimo e perigosamente banal. (Opinião Parnaíba)

Falta de público em inaugurações no interior volta a preocupar Rafael Fonteles

Continua chamando atenção e causando desconforto no Palácio de Karnak o esvaziamento de eventos do governador Rafael Fonteles pelo interior do Piauí. Neste final de semana, durante agenda em municípios da região de Canto do Buriti, Flores do Piauí e Itaueira, o baixo comparecimento popular voltou a incomodar o governo .  Em Flores do Piauí, a situação teria sido ainda mais constrangedora.

Olhem aí quanta gente aplaudindo o Rafael!!!

Segundo relatos de bastidores, menos de dez pessoas participaram de uma das inaugurações realizadas pelo chefe do Executivo estadual. O episódio teria deixado Rafael abatido e bastante desmotivado ao fim da agenda. Amigos e assessores confidenciaram que o governador saiu triste e cabisbaixo com a falta de mobilização política nos municípios , mesmo tendo apoio de praticamente todas as correntes políticas locais.  Aliados  já admitem preocupação com o desgaste causado pelas imagens de eventos vazios.

O que mais tem intrigado integrantes da própria base é que a comunicação do governo ainda insiste em divulgar nas redes sociais vídeos e fotografias que acabam evidenciando o esvaziamento das inaugurações. Entre comentários reservados de aliados, há quem diga que a estratégia da comunicação estaria “dando uma trombada nela mesma”, numa referência à velha expressão popularizada por Chacrinha, ao expor cenas que acabam reforçando a baixa presença popular nos compromissos do governador. (Silas Freire)

Após anos de abandono e escândalos, governo promete concluir Vila Olímpica de Parnaíba

O governador Rafael Fonteles usou suas redes sociais para anunciar a assinatura da ordem de serviço que, segundo ele, deve garantir finalmente a conclusão das obras da Vila Olímpica de Parnaíba. O projeto, pensado para reunir quadras, campos, ginásios e estruturas esportivas voltadas à juventude da região, se arrasta há muitos anos e acabou se transformando em símbolo de abandono, desperdício de dinheiro público e promessas não cumpridas.

A obra teve início ainda nos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do então governador Wellington Dias. Ao longo do tempo, enfrentou denúncias, paralisações e sucessivos atrasos. Hoje, boa parte da estrutura original virou praticamente escombro, com pouca coisa aproveitável das etapas iniciais. Moradores da região reclamam há anos da situação de abandono do local. Reportagens já mostraram problemas como sujeira, insegurança, matagal e até focos de mosquito da dengue nas proximidades do chamado “monstro” da Vila Olímpica.

Agora, o governo afirma que os recursos estão garantidos e que a obra finalmente sairá do papel. A população, porém, recebe o anúncio com mistura de esperança e desconfiança, depois de tantos anos de promessas frustradas. Ao mesmo tempo em que há cobrança e cautela, existe também o reconhecimento de que, se concluída de verdade, a Vila Olímpica poderá representar uma importante oportunidade de esporte, lazer e inclusão social para milhares de jovens de Parnaíba e da região norte do estado. (Silas Freire)

Os “Rafa-boys” tiraram sarro das acusações contra Ciro Nogueira

Secretário Washington Bandeira - sabe tudo sobre o Porto, da área da Infraesreutira. De Educação, só atrapalhadas

Ex-juiz Whashington Bandeira tirou “sarro” da acusação contra Ciro. Tem gente esperando desfecho dos inquéritos da PF na Seduc

Espelho, espelho meu!

Após a operação envolvendo o senador Ciro Nogueira na semana passada, o pré-candidato a governador Washington Bandeira, o secretário de Comunicação Marcelo Noleto e seus áulicos de menor patente correram às redes sociais para tripudiar e se regozijar com a desgraça alheia.

Mais experiente e consciente da imprevisibilidade da vida pública, o ministro Wellington Dias adotou postura distinta ao afirmar: “Aprendi a nunca comemorar situações como essa”. (Portalaz)

Prefeitura de Parnaíba lança Editais nº 03/2026 e nº 04/2026 – XXIV São João da Parnaíba 2026

EDITAL 3 E 4 - CULTURA SÃO JOÃO.png

A Prefeitura Municipal de Parnaíba, por meio da Secretaria de Gestão e da Superintendência Municipal de Cultura, torna públicos os Editais nº 03/2026 e nº 04/2026, voltados ao fortalecimento, reconhecimento e valorização das manifestações culturais que integram o XXIV São João da Parnaíba 2026.

As iniciativas reafirmam o compromisso do Município com a preservação da cultura popular, o incentivo aos grupos tradicionais, a valorização dos artistas, brincantes, músicos, quadrilheiros, fazedores de cultura e demais agentes culturais que mantêm viva uma das maiores expressões da identidade nordestina.

O Edital nº 03/2026 estabelece as normas para participação nos concursos culturais do XXIV São João da Parnaíba 2026, contemplando modalidades como Bumba-meu-boi, Quadrilhas Juninas, Casal de Noivos, Rainha Junina, Rainha Junina da Diversidade, Cangaço, Cunhã-Poranga, Pajé, Porta-Estandarte e Sinhazinha. As inscrições serão realizadas de 18 de maio a 05 de junho de 2026, das 8h às 13h, na sede da Superintendência Municipal de Cultura, situada na Casa Grande de Simplício Dias da Silva, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 308, Centro. O edital prevê premiação total de R$ 236.000,00 para as categorias concorrentes.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS ARQUIVOS REFERENTES AO EDITAL Nº03/2026

Já o Edital de Chamamento Público nº 04/2026 – Cultura Popular e Tradicional – São João do Povo é destinado à premiação de agentes culturais, grupos, coletivos e manifestações tradicionais vinculadas ao São João, com recursos oriundos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB. A ação busca reconhecer trajetórias culturais já desenvolvidas no município, especialmente aquelas ligadas à tradição junina, como quadrilhas, bois, grupos adultos e infantis, esquemas musicais, brincantes, mestres, produtores e demais trabalhadores da cultura. O edital prevê investimento total de R$ 200.000,00, com premiação de até 29 agentes ou grupos culturais. As inscrições ocorrerão de 18 de maio de 2026, a partir das 9h, até 22 de maio de 2026, às 13h, conforme regras estabelecidas no edital.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS ARQUIVOS REFERENTES AO EDITAL Nº04/2026

O São João é uma das manifestações mais representativas da cultura popular nordestina. Em Parnaíba, essa tradição ultrapassa o sentido de festividade: ela movimenta bairros, fortalece comunidades, preserva saberes, impulsiona a economia criativa e transmite, entre gerações, a memória dos grupos que constroem a identidade cultural do município.

Com a publicação dos editais, a Prefeitura de Parnaíba reforça a importância de garantir acesso democrático às políticas públicas de cultura, valorizando tanto os concursos tradicionais do calendário junino quanto os grupos e agentes culturais que contribuem permanentemente para a continuidade das manifestações populares.

Os interessados devem consultar os editais completos, seus anexos, critérios de participação, documentação exigida, prazos e demais orientações nos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Parnaíba e da Superintendência Municipal de Cultura.

Publicado no Diário Oficial nº 4187 – 15 de maio de 2026