Autoridades estaduais entregam em Parnaíba equipamentos ortopédicos

 

Com as presenças do assessor da Sesapi, Neris Jr. e Flaviana Véras, representando o secretário de saúde Florentino Neto,  do Secretário da Seid(Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência) Mauro Sampaio, da deputada federal Rejane Dias, deputado estadual Dr. Hélio, da diretora do Hospital Dirceu, Janaílda Furtado, dos vereadores Fátima Carmino e Zé Filho Caxingó, dentre outros, o governo do Estado fez hoje (10) pela manhã a entrega de quase 900 equipamentos ortopédicos para Parnaíba e mais 10 municípios da região. O ato se deu no Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), no Bairro São Vicente de Paulo.

O representante do secretário de Saúde, Neris Jr., lembrou que o governo do Estado investiu em Parnaíba na construção da sede do CER IV,  mais de 5 milhões de reais. Ele  agradeceu a deputada federal Rejane Dias e o deputado estadual Dr. Hélio, que muito contribuíram para a concretização da obra, através da liberação de emendas parlamentares. Disse também que já está em construção a oficina ortopédica que vai possibilitar que ninguém mais precise ir a Teresina em busca de atendimentos.

O secretário Mauro Sampaio, destacando a importância da ação, disse que todos esses equipamentos são produzidos hoje em Teresina e contribuem  para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de algum tipo de deficiência. 

Em seu pronunciamento o deputado Dr. Hélio destacou as dificuldades que representam o deslocamento de pessoas para o tratamento fora de domicílio, como em Teresina, por exemplo. “Se já é difícil para quem não é portador de deficiência, imagine para quem é”, disse o deputado. Falou também das dificuldades iniciais para a construção do Centro de Reabilitação, cujo terreno foi doado pelo ex-prefeito e hoje secretário de Saúde, Florentino Neto. ” Acompanhamos tudo desde o começo e hoje estamos vendo o governo do estado com essa disposição de levar o tratamento de saúde para mais perto de onde as pessoas moram. Os equipamentos que hoje são entregues dão mais cidadania, além de mais autonomia para as pessoas”.

A Secretária Rejane Dias iniciou seu pronunciamento dizendo de sua satisfação de ouvir pronunciamentos de pessoas que hoje têm atendimento perto de onde moram e agradeceu o Doutor Hélio pelo empenho também na construção da sede do CER IV, que recebe o nome de Danielle Dias, filha dela. “Lembro de quando eu e o Wellington (Dias) íamos a Brasília em busca de tratamento para a Danielle, no Sara Kubitscheck. E lá encontrávamos várias mães piauienses, levando filhos para lá, também em busca de tratamento. Quem tem filho com deficiência sabe que não é fácil. E eu orei pedindo a oportunidade de poder ajudar aquela pessoas”, disse, lembrando da luta que teve para criar no Piauí o tratamento especializado que hoje é dado aos portadores de deficiência através da SEID.

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.