Busca Ativa identifica 25 pessoas com Covid em barreia sanitária no Piauí

Ampliando o enfrentamento à pandemia da Covid-19, as equipes do Programa Busca Ativa estão reforçando as barreiras sanitárias pelo estado do Piauí neste período em que tradicionalmente se realizavam as festas de Carnaval. Pelo menos 25 pessoas testaram positivo durante abordagem das equipes em barreiras sanitárias no litoral.

Apesar de não poder haver festas, devido a pandemia e decretos proibindo aglomerações, turistas se deslocaram até às praias para passar o feriado. 

O Busca Ativa está atuando em barreiras sanitárias montadas na Rodoviária de Teresina; Rodoviária de Parnaíba; Cajueiro da Praia; Barra Grande e Luis Correia. Os locais foram escolhidos devido ao fluxo de pessoas que geralmente transitam por esses destinos durante este período.

Dília Falcão, gerente de Atenção Básica da Sesapi e coordenadora do Programa Busca Ativa, destaca que as ações são essenciais para ajudar a controlar a pandemia no estado e evitar o aumento de casos. “Nossas equipes estão atuando nas barreiras e precisamos que a população colabore com nosso trabalho. Sigam as medidas higiênicas, respeitem o distanciamento social e evitem aglomerações, tudo isso ajuda o estado como um todo no enfrentamento à pandemia”, disse a gestora

A ação conta com o trabalho conjunto da Vigilância Sanitária com o objetivo de identificar precocemente possíveis casos da doença, permitindo, dessa forma, uma conduta precoce para cada situação, além de evitar o contágio de outras pessoas, reduzindo, assim, o surgimento de novos casos de Covid-19 e o impacto que eles teriam na rede estadual de saúde.

“Essas ações são essenciais neste momento. Tivemos a suspensão das festividades de Carnaval por decreto, mas ainda precisamos ficar atentos para situações que possa gerar uma disseminação de casos. A vacina já esta entre nós, mas é preciso manter todos os cuidados e medidas de higiene que vinham sendo reforçados até agora. Não podemos dar trégua para o vírus e precisamos da colaboração da população, para que, juntos, possamos vencer essa batalha”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.