Para incentivar que os jovens de 15 a 17 anos tirem o título de eleitor, a Justiça Eleitoral está promovendo a ação “Votar é a nossa cara” no Piauí e em todo o país. Mesmo que o voto não seja obrigatório nessa faixa etária, a iniciativa busca estimular os jovens a participar ativamente no processo democrático nas eleições de 2026.
Segundo o TRE-PI, a campanha é realizada nas redes sociais, com a colaboração voluntária de artistas e influenciadores que dialogam com o público jovem. O DJ e produtor musical Alok, além dos comunicadores Mítico e Igão do PodPah participam da campanha.
Conforme previsto no Art.14 da Constituição Federal, o voto não é obrigatório até os 18 anos. Até o dia 04 de outubro de 2026, quem tem 15 anos e completará 16 já pode tirar o título para garantir sua participação no pleito.
Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, é preciso acessar o portal do TSE ou do TRE-PI, clicar em “Serviços” e, depois, em “Autoatendimento Eleitoral”
Em seguida, selecionar a opção “Título Eleitoral” e clicar em “Tire seu título eleitoral”. Depois, basta preencher as informações solicitadas e enviar os arquivos necessários:
– foto do rosto;
– selfie segurando, ao lado da face, o documento oficial de identificação;
– cópia digitalizada ou foto do documento de identificação;
– comprovante de residência atualizado.
O próximo passo é procurar o cartório eleitoral da sua região para fazer a foto digitalizada, coletar as impressões digitais e a assinatura digital. Para finalizar o processo, basta baixar o aplicativo e-Título ou imprimir o documento pelo “Autoatendimento eleitoral”.